Emoções ao rubro e expectativa de recordes na Figueira da Foz
Os Campeonatos Nacionais de Estrada de 2025 realizam-se hoje, a partir das 17h30, na Figueira da Foz, com a certeza de que serão dos mais disputados de sempre, pela incerteza do resultado, sendo já certo que está batido o primeiro recorde, o de participação, com 1.763 inscritos. Esta competição é organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra e do Município da Figueira da Foz.
No setor masculino, a luta entre Benfica e Sporting volta a ser um ponto alto. As “águias” apresentam-se com o queniano Edward Zakayo (27’49 como recorde pessoal), Isaac Nader (detém o recorde nacional alcançado na S. Silvestre de Lisboa com 28’03) e Miguel Moreira (campeão nacional de corta-mato) entre outros, já os “leões” levam o ugandês Hosea Kiplangat (27’14) e o queniano Charles Rotich (27’18) e Rui Pinto.
Em femininos, no ano passado, o Braga (seis triunfos no seu historial) voltou às vitórias quebrando a hegemonia de sete anos do Sporting. A formação minhota, comandada por Mariana Machado (32’02), bicampeã nacional de estrada, integra ainda as internacionais Laura Taborda, Solange Jesus, Vanessa Carvalho e a espanhola Ester Navarrete. As minhotas voltam a ser favoritas, mas a oposição do Sporting far-se-á sentir através de Neide Dias, Salomé Rocha, a queniana Grace Nawowuna e a etíope Lemlem Nibret. Atenções ainda sobre a equipa do Recreio de Águeda, vice-campeão no ano passado.
Os Campeonatos Nacionais de Estrada realizam-se, oficialmente, desde 1990, com triunfos coletivos de Benfica (feminino) e Sporting (masculino) e individuais de Conceição Ferreira (Braga) e Dionísio Castro (Sporting). Maratona (13 títulos) e Conforlimpa (11) são os emblemas com mais títulos coletivos, enquanto Eduardo Henriques e Dulce Félix, com cinco títulos, dominam as listas dos mais campeões.