Areaclientedc
Última Hora
Pub Podium Premio Leitor
Horizontal Alma Shopping
Pub

Autor do atentado de Nova Orleães que matou 14 pessoas tinha estado antes na cidade

Autoridades federais acreditam que Shamsud-Din Jabbar se inspirou no grupo extremista Estado Islâmico

O homem que conduziu uma carrinha contra uma multidão nos festejos de Ano Novo em Nova Orleães, provocando a morte de 14 pessoas esteve na cidade duas vezes antes e gravou um vídeo do Bairro Francês, revelou hoje o FBI.

Shamsud-Din Jabbar também viajou para o Cairo, no Egito, bem como para Ontário, no Canadá, antes do ataque, embora ainda não esteja claro se essas viagens estavam ligadas ao ataque, disse o vice-diretor-adjunto do FBI Christopher Raia numa conferencia de imprensa.

As autoridades federais acreditam que Jabbar, um cidadão norte-americano e veterano do Exército dos EUA, que agiu sozinho se inspirou no grupo extremista Estado Islâmico para realizar o ataque, considerado um ataque terrorista.

Lyonel Myrthil, agente especial do FBI encarregado do gabinete de Nova Orleans, disse que o suspeito do ataque viajou para o Cairo no verão de 2023 e depois para o Canadá alguns dias depois.

"Os nossos agentes estão a investigar onde foi, com quem se encontrou e como essas viagens podem ou não estar ligadas às suas ações aqui", disse Myrthil.

O ataque ao longo da Bourbon Street matou 14 pessoas, incluido um lusodescendente de 25 anos, além de Jabbar, abatido num tiroteio com a polícia depois de conduzir a sua carrinha a alta velocidade, contornando uma barricada e chocando contra a multidão.

Foi o ataque mais mortífero inspirado pelo EI em solo norte-americano em vários anos, revelando o que as autoridades federais alertaram ser uma ameaça ressurgente do terrorismo internacional.

Os planos de ataque incluíam também a colocação de bombas rudimentares no bairro, numa aparente tentativa de causar mais carnificina, disseram as autoridades.

Jabbar ingressou no Exército em 2007, servindo no ativo nas áreas dos recursos humanos e da tecnologia da informação e foi destacado para o Afeganistão de 2009 a 2010. Foi transferido para a Reserva do Exército em 2015 e saiu em 2020 com o posto de sargento.

Janeiro 5, 2025 . 21:25

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right