Areaclientedc
Última Hora
Pub Podium Premio Leitor
Horizontal Alma Shopping
Pub

Meloni diz estar pronta para trabalhar com Trump após reunião nos EUA

Encontro acontece antes de Joe Biden se deslocar a Itália, naquela que será a sua última viagem enquanto líder dos Estados Unidos

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, afirmou hoje estar pronta para trabalhar com o Presidente eleito norte-americano, Donald Trump, depois de um encontro surpresa entre ambos no sábado, nos Estados Unidos.

“Foi uma noite agradável com Donald Trump, a quem agradeço as boas-vindas. Pronta para trabalharmos juntos”, declarou Meloni nas suas redes sociais, na sua primeira mensagem sobre o encontro com o Donald Trump, em Mar-a-Lago, na Florida.

Segundo a agência de notícias Europa Press, que cita imprensa norte-americana, Trump afirmou que Meloni será “uma excelente aliada” e é “uma mulher fantástica” que “conquistou realmente a Europa e todos”.

A imprensa italiana noticiou hoje que o encontro terá durado cinco horas, durante as quais os dois responsáveis jantaram e assistiram a um documentário sobre o sistema judicial norte-americano.

A agência noticiosa Efe refere que o gabinete de Meloni manteve a viagem da chefe de Governo de Itália aos Estados Unidos em segredo e que esta deslocação só foi tornada pública algumas horas antes de o avião onde a primeira-ministra seguia aterrar.

Além da declaração de Meloni nas redes sociais e de algumas fotografias com Trump, a equipa da chefe do executivo não divulgou publicamente mais pormenores sobre o que discutiu com o Presidente norte-americano eleito, que toma posse este mês.

No entanto, fontes da imprensa italiana e norte-americana afirmaram que foram abordados vários assuntos da atualidade, incluindo as tarifas aduaneiras, a guerra na Ucrânia, o conflito no Médio Oriente e a detenção da jornalista italiana Cecilia Sala no Irão.

De acordo com analistas e meios de comunicação social, a detenção de Sala foi mesmo o principal motivo da viagem de Meloni.

A sua detenção pelo Irão estará ligada à detenção, em Itália, do engenheiro iraniano Mohammad Abedini, de quem os Estados Unidos da América pedem a extradição sob a acusação de fornecer componentes de drones à Guarda Revolucionária Iraniana.

Estes episódios, aponta a Efe, põem em causa os laços de Roma com Teerão e envolvem a Itália num caso com amplas ramificações internacionais, colocando o Governo de Meloni no centro da tempestade das disputas entre os Estados Unidos e o Irão.

Dada a sensibilidade do assunto, e enquanto a diplomacia e os serviços secretos italianos trabalham para garantir a libertação da jornalista, a família da profissional apelou a um ‘apagão’ mediático.

O encontro entre Meloni e Trump acontece antes de o atual Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se deslocar a Itália, entre 9 e 12 de janeiro, naquela que será a sua última viagem ao estrangeiro enquanto líder dos Estados Unidos.

Um restrito grupo de líderes políticos foi até hoje recebido em Mar-a-Lago, onde Trump reside. Da lista fazem também parte o Presidente argentino, Javier Milei, o Presidente canadiano, Justin Trudeau, e o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán.

Janeiro 5, 2025 . 19:05

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right