Areaclientedc
Última Hora
Pub Podium Premio Leitor
Horizontal Alma Shopping
Pub

Coimbra recebe este ano 11 Concertos para Bebés no Convento São Francisco

No 27.º ano dos Concertos para Bebés, Paulo Lameiro lança o seu terceiro projeto de investigação que pretende transferir para a partitura as reações dos bebés à música, com recurso à Inteligência Artificial

O ano de 2025 marca a história dos Concertos para Bebés pelo início da aplicação de tecnologia que vai «elevar o lugar do bebé ao de criador e compositor», tal como referiu o fundador e diretor artístico, Paulo Lameiro.

Trata-se do projeto “Amplify”, que mobiliza 14 instituições internacionais.

Uma mão cheia de atuações, com o Convento São Francisco a receber 11 concertos até final do ano, sendo que as primeiras sessões acontecem em Leiria, depois Coimbra e, em seguida, Sintra e pontualmente em Pombal e Loulé.

A abrir a programação na cidade dos estudantes, o Convento de São Francisco recebe já no dia 12, às 10h00 e as 11h30 o concerto “Uma mãe fado e um pai guitarra” que traz o olhar meigo da Vânia Conde e os dedos fadistas do Ricardo Parreira.

Depois, em cada mês há sempre um espetáculo, a 9 de fevereiro, “Uma mãe violino”, com Ana Pereira, a 9 de março, Alberto Roque e Isabel Catarino protagonizam “Uma voz que é colo de um saxofone” e, a 13 de abril, o clarinetista Paulo Bernardino dá fôlego a “Um tio clarinete de botões luminosos”.

Para 11 de maio, a Musicalmente programou com Inesa Markava “Mãe e filha de cores e poemas” e, a 8 de junho, “Um pai de sons em forma de hang”, com Daniel Reis.

Já a 13 de Julho, repete-se o espetáculo “Uma arraial de cavaquinhos, seus tios e primos” que foi primeiro apresentado em Leiria e representa a estreia de um solista, Amadeu Magalhães.

A propósito, Paulo Lameiro referiu que «num ano marcado pela inovação tecnológica, a tradição não foi esquecida.

É disso exemplo este concerto com Amadeu Magalhães, «que vai trazer o cavaquinho e a música tradicional portuguesa com um dos seus expoentes instrumentais».

Para 14 de setembro, “Pais e amigos de palhetas várias” dá protagonismo ao acordeão de Pedro Santos e ao saxofone de José Lopes.

Em Outubro, o dia 12 marca o regresso de Luísa Sobral aos Concertos para Bebés com “Quatro filhos de tantas canções”. “Irmãs tecidas de cordas coloridas” convoca a harpa e a teorba para famílias a 9 novembro e a fechar o ano, a 21 de dezembro, “Natal a 2 irmãos de Cuba na voz e na alma”, junta à equipa Musicalmente David e Sandra Lamy.

Para Paulo Lameiro, este 27.º ano de atividade da proposta dedicada à primeira infância «seguramente que vai ficar na história dos Concertos para Bebés, pela semente que germinará. Queremos elevar o lugar do bebé ao de criador e compositor da obra que será tocada pelos nossos músicos profissionais».

Paulo Lameiro refere que o projeto “Amplify” prevê criar até 2027 uma solução de software e hardware com recurso à inteligência artificial e realidade aumentada para bebés ‘escreverem’ uma partitura em tempo real e ‘cantarem’ e ‘tocarem’ para os pais.

Uma das soluções tecnológicas vai permitir escrever partituras em tempo real, a partir da recolha de informação diversa, como o movimento e sons emitidos pelos bebés, mas também dados biométricos recolhidos por sensores colocados nos bebés.

Internacionalmente, os Concertos para Bebés viajam em fevereiro até à Philharmonie do Luxemburgo, para estrear “BoOmBoOm”, que junta artistas da Musicalmente a intérpretes europeus. Em 2025, o projeto vai atuar pela primeira vez em Itália e na Escócia.|

Bebés vão “escrever” música

O projeto "Amplify" foi apresentado em novembro, em Leiria e junta especialistas individuais, universidades e instituições de produção musical de Portugal, Noruega, Itália, Espanha, Reino Unido, Países Baixos, Irlanda e França como objetivo de desenvolver novas ferramentas, nomeadamente a criação dos 'softwares' "Portable A" e "Immersive A".

Uma das soluções tecnológicas vai permitir escrever partituras em tempo real, a partir da recolha de informação diversa, como o movimento e sons emitidos pelos bebés, mas também dados biométricos recolhidos por sensores colocados nos bebés.

O resultado será apresentado em junho de 2027, num festival a realizar em Leiria.

Janeiro 6, 2025 . 08:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right