Museu Aristides Sousa Mendes ultrapassa os 20 mil visitantes
Quem o visita não fica indiferente. É uma viagem de emoções por um dos momentos mais difíceis da Humanidade, mas, infelizmente, tão atual nos dias de hoje.
Falamos do Museu Aristides Sousa Mendes que encerrou o ano de 2024 com 20.460 visitantes, a provar a importância da sua criação em homenagem a um dos maiores, se não o maior herói português e do mundo, como sempre sublinha o presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, Paulo Catalino Ferraz.
«Já temos praticamente as 20.500 pessoas desde a abertura», sublinha o autarca ao Diário de Coimbra, reconhecendo que «este mundo tão marcadamente egoísta, imediatista e com luta de poder desenfreado precisa que uma mensagem de esperança e de amor ao próximo que é o que Aristides de Sousa Mendes deixa a esta sociedade».
Inaugurado há cerca de meio ano em Cabanas de Viriato, o museu tem tido um crescimento de visitantes enche de orgulho a sua diretora executiva, Joana Pais, que confessou ter «ultrapassado todas as expectativas».
«Nós esperávamos uma grande afluência pelo que este museu representa para o país e para o mundo, mas não que se mantivesse sempre constante», afirmou Joana Pais, confirmando que «há bastantes ideias para concretizar no sentido de que se mantenha este crescimento de visitas».
Reconhecendo que tem sido «uma boa surpresa para toda a equipa», Joana Pais adianta que «muitas pessoas, que conhecem a história, pensam que vêm ver um museu bonito, de município e de vila e depois ficam completamente maravilhados com o nível de excelência».