Carapelhos homenageia associações e lança marca
A Freguesia de Carapelhos, concelho de Mira, aproveitou a celebração do seu 40. º aniversário para prestar homenagem às associações, ex-autarcas e lançar a nova logomarca, imagem do território nos próximos anos. No seu discurso, Carla Santos recordou Raul Almeida, ex-autarca de Mira e presidente da Turismo Centro de Portugal falecido recentemente.
«A sua partida enche-nos de tristeza. Raul foi, sem dúvida, uma figura inesquecível para todos nós. A sua generosidade, o seu espírito altruísta e o amor incondicional que dedicou à nossa terra fizeram dele um verdadeiro exemplo de cidadania e amizade», frisou a presidente da Junta de Freguesia.
«Permitam-me, também, prestar o mais sincero tributo às associações da freguesia. Vocês são o motor que mantém viva a nossa identidade e as nossas tradições, promovendo a cultura, o desporto, o apoio social, a gastronomia com as diversas iniciativas que engrandecem a nossa terra», sublinhou. A autarca não esqueceu igualmente «a importância da participação cívica dos habitantes». «A sua competência e dedicação tem sido fundamentais à concretização dos nossos objetivos, nomeadamente, nas infraestruturas criadas», precisou.
Mais do que falar do passado, Carla Santos pretendeu também lançar os alicerces do futuro. E, nesse sentido, tornou pública a nova logomarca da freguesia para os próximos anos. «Uma imagem que representa a nossa identidade, as nossas tradições e todos os valores da nossa freguesia», destacou.
A freguesia dos Carapelhos quis apresentar uma imagem que «prestigiasse a cultura gandaresa alicerçada no esforço e labor das gentes da localidade», enfatizando as «simbologias inerentes a relações dicotómicas entre o mar e a terra, entre a pesca e a agricultura».