Areaclientedc
Última Hora
Pub Podium Premio Leitor
Horizontal Alma Shopping
Pub

Trudeau responde a Trump que Canadá nunca fará parte dos Estados Unidos

Nos últimos dias, o Presidente eleito dos EUA indicou a sua vontade de tomar a Gronelândia, o Canal do Panamá e o Canadá, mesmo através do uso da força

O primeiro-ministro demissionário canadiano, Justin Trudeau, garantiu hoje que "nunca, mas nunca" o Canadá fará parte dos Estados Unidos, em resposta às declarações do Presidente eleito norte-americano, Donald Trump.

"Nunca, mas nunca, o Canadá fará parte dos Estados Unidos", frisou Trudeau, através da rede social X.

"Os trabalhadores e as comunidades de ambos os países beneficiam do facto de sermos os maiores parceiros comerciais e de segurança", acrescentou o líder canadiano.

Trudeau, que anunciou na segunda-feira que se demitirá assim que o Partido Liberal canadiano eleger um substituto, respondeu desta forma às recentes declarações de Trump nas quais afirmou que usará "a força económica" dos Estados Unidos para dominar o Canadá.

"Se retirarmos esta linha traçada artificialmente e virmos como fica, também seria muito melhor para a segurança nacional", frisou ainda Trump, referindo-se à fronteira entre os dois países.

Nos últimos dias, Trump indicou a sua vontade de tomar a Gronelândia, o Canal do Panamá e o Canadá, mesmo através do uso da força.

Trump também tem atacado frequentemente Trudeau, através das redes sociais, chamando-lhe "governador" do 51.º Estado dos Estados Unidos.

A proposta de Trump de que o Canadá se integre nos Estados Unidos, que tem repetido nos últimos dias mais como uma brincadeira do que como uma possibilidade real, gerou desconforto entre os canadianos, defensores da sua soberania.

Trump expressou esta ideia pela primeira vez durante um jantar com Trudeau em Mar-a-Lago, na Florida, em 29 de novembro, numa conversa que se tornou pública mais tarde.

O Presidente eleito ameaçou impor tarifas de 25% sobre todos os produtos provenientes do Canadá e do México se não impedirem o fluxo de migrantes e drogas para os Estados Unidos, o que levou Trudeau a visitar Mar-a-Lago para tentar persuadir Trump.

Os Estados Unidos são o maior parceiro comercial do Canadá e o destino de 75% das suas exportações. Cerca de dois milhões de canadianos, numa população de 41 milhões, dependem dos Estados Unidos.

Janeiro 7, 2025 . 23:46

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right