Bolo-rei de 97 metros delicia Pombal em tempo recorde
Pombal despediu-se das festividades natalícias e celebrou o Dia de Reis de forma “grandiosa” e doce, na tarde de segunda-feira, com uma iniciativa que já se tornou uma tradição: O “Bolo-Rei Gigante”, promovido pela Associação Comercial de Pombal (ACP), em parceria com o Município de Pombal, no Largo da Biblioteca Municipal.
O entusiasmo do público foi tão grande que, em apenas vinte minutos, o “Bolo-Rei Gigante” desapareceu, com dezenas de visitantes a degustarem as fatias desta iguaria que, inicialmente, havia sido anunciada como tendo 80 metros e acabou em 97 metros.
Horácio Mota, presidente da ACP, explicou que esta iniciativa já conta com uma década de história, interrompida apenas durante a pandemia. Este ano, o evento superou todas as expectativas.
«Este ano, superámos os 70 metros do ano passado. Este evento é muito importante, pois envolve diretamente as pastelarias do concelho, promovendo o desenvolvimento do comércio local», destacou.
Segundo a organização, a participação tem crescido de forma constante. «Cada vez temos sentido mais uma forte adesão, mais pastelarias que querem aderir, temos assistido também a uma grande adesão por parte do público, porque o que nós queremos mesmo é que haja mais pessoas na cidade de Pombal, que é um dos fatores para desenvolver o comércio local», frisou.
Sobre o número de fatias cortadas, Horácio Mota acrescentou com entusiasmo que podem ter chegado a «um milhar ou dois». «Todos os bolos aqui apresentados são de grande qualidade», acrescentou.
Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, assumiu que o simbolismo da iniciativa é «inegável». «Terminar as festividades com um Bolo-Rei que quase chegou aos 100 metros é uma forma especial de encerrarmos este período tão marcado pelos valores de partilha e comunidade», declarou.
Pedro Pimpão classificou o evento como um «momento de partilha», reforçando o impacto positivo na comunidade.
«Creio que não há melhor forma de terminarmos uma época tão assente nos valores como a época de Natal do que desta forma, um momento de partilha em que a comunidade participa, aderiu, e creio que é uma boa forma de nós terminarmos o Natal em Pombal com um momento de fortalecimento na nossa comunidade», referiu o autarca.
O presidente da Câmara de Pombal fez ainda um balanço positivo das diversas iniciativas desenvolvidas ao longo do mês de dezembro para assinalar a quadra natalícia.