Areaclientedc
Última Hora
Pub Podium Premio Leitor
Horizontal Alma Shopping
Pub

Mealhada em modo Carnaval de 22 de fevereiro a 4 de março

A época festiva começa com o Carnaval Trapalhão e estende-se até ao dia de Carnaval, no dia 4 de março, com muita festa, animação e desfiles carnavalescos

Já há datas importantes para quem gosta de assistir e participar na folia do Carnaval da Mealhada. A época festiva começa a 22 de fevereiro com o Carnaval Trapalhão, seguindo-se no domingo, dia 23, o Carnaval de Palmo e Meio. O epicentro acontece no fim de semana seguinte, com os corsos diurnos do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada, nas tardes de 2 e 4 de março, e o desfile noturno, na segunda-feira, dia 3 de março. A animação noturna, na habitual tenda, acontece de 28 de fevereiro a 4 de março.

Eleito a 26 de dezembro, Victor Ferreira, presidente da direção da Associação do Carnaval da Mealhada, afirma, ao nosso jornal, que «o trabalho de meses está a ser feito em apenas dois», mas que, de qualquer das formas, «estão a ser trabalhadas surpresas, nomeadamente a vinda de duas ou três personalidades». «Estamos já a fechar tenda, som e a reunir com feirantes e patrocinadores», afiança.

Sobre o facto de não haver concurso de escolas de samba, uma avaliação que habitualmente acontece no desfile de Domingo Gordo, Victor Ferreira afirma que «a ACB admitiu não organizar o concurso, dado que isso implica muito trabalho, nomeadamente, no que toca à escolha de jurados, comissão técnica, “workshop” de jurados e entrega de cadernos abre-alas, deixando do lado das escolas uma tomada de decisão. Após votação, a maioria acabou por decidir que não havia condições para realizar o concurso, porque também as escolas têm dois meses para preparar os seus carnavais». «Apesar disso, é unânime entre todos que o regulamento do concurso tem de ser atualizado, o que acontecerá na próxima edição», disse.

O presidente da direção da ACB sublinha que as escolas de samba estão «empenhadas em fazer um bom Carnaval, com a mesma qualidade e exigência de ensaios e fatos».

Sobre a não realização do concurso, e contactada pelo nosso jornal, Patrícia Pinto, presidente da direção do Grémio Recreativo Escola de Samba Amigos da Tijuca, da Mealhada, escola campeã em 2024, afiança que a associação a que preside «sempre foi clara em afirmar que não nos opúnhamos em ir a concurso, mas considerávamos que este ano não nos conseguíamos debruçar sobre ele perante tudo o que não estava feito. O concurso requer muitas horas e logística e esta direção da ACB nunca fez Carnaval, está em contrarrelógio e manifestou que não tinha condições para organizar o concurso, pois começaram do zero, em janeiro. Decidimos assim ser solidários com a situação e votar a favor da não realização do mesmo». «Prometemos, no entanto, trabalhar para o público, que é a nossa maior força, apresentando um espetáculo digno», sublinha a dirigente.

Recordamos que, em declarações ao nosso jornal, no início da semana, Pedro Castela, presidente da direção dos Sócios da Mangueira, única escola que votou contra esta tomada de posição, referiu «não reconhecer qualquer mais-valia para o Carnaval da Mealhada a não existência do concurso». «Temos trabalhado internamente a nossa associação, no sentido de melhorar ainda mais a nossa organização e gestão associativa, e esse trabalho permitiu-nos iniciar o Carnaval de 2025 em julho de 2024, reconhecendo a importância de apresentarmos um espetáculo que dignifique a nossa Bandeira e o Carnaval da Mealhada», enfatizou.|

Janeiro 8, 2025 . 08:10

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right