Areaclientedc
Última Hora
Pub Podium Premio Leitor
Horizontal Alma Shopping
Pub

Autoridades ordenam evacuação do centro de Hollywood devido a incêndios

Há 160 mil casas sem eletricidade há mais de 24 horas e já foi declarado o estado de emergência pelo condado de Los Angeles e pelo governador da Califórnia. Já há cinco vítimas mortais

As autoridades ordenaram aos moradores do bairro histórico de Hollywood, no sudoeste dos EUA, que abandonassem as suas casas, depois de um novo incêndio ter deflagrado a centenas de metros da Hollywood Boulevard.

"Ameaça imediata à vida. Esta é uma ordem legal para sair agora. A área está legalmente fechada ao acesso público", disse na quarta-feira o Corpo de Bombeiros de Los Angeles, que divulgou ainda um mapa que mostra secções do famoso zona ligada ao cinema.

Entretanto, o presidente dos EUA, Joe Biden, cancelou uma viagem oficial a Itália, marcada para hoje, devido aos incêndios florestais que assolam Los Angeles, anunciou a Casa Branca.

Biden, que viajou para Los Angeles na quarta-feira para se reunir com os serviços de emergência, "tomou a decisão de cancelar a sua próxima viagem a Itália para se concentrar na gestão da resposta federal geral nos próximos dias", disse a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean.

O Presidente democrata deveria visitar para Itália até 12 de janeiro, naquela que seria provavelmente a última viagem ao estrangeiro antes de o republicano Donald Trump regressar ao poder, a 20 de janeiro.

Pelo menos cinco pessoas morreram e mais de 100 mil foram obrigadas a fugir de casa em várias zonas de Los Angeles, onde seis incêndios de proporções gigantescas já destruíram cerca de 1.500 habitações.

Nuvens negras de fumo tapam o sol em grandes extensões da cidade e caem cinzas mesmo em bairros que estão a vários quilómetros das zonas afetadas. Seis escolas foram encerradas e centros recreativos foram transformados em abrigos para os que tiveram de ser evacuados.

Alguns portugueses que vivem em Los Angeles tiveram ser retirados e estão em casa de amigos. Outros estão em alerta porque vivem perto das zonas por onde os fogos estão a alastrar. Muitas pessoas decidiram não enviar os filhos para a escola devido aos alertas sobre a má qualidade do ar.

Há 160 mil casas sem eletricidade há mais de 24 horas e já foi declarado o estado de emergência pelo condado de Los Angeles e pelo governador da Califórnia, Gavin Newsom, que conseguiu luz verde do Presidente Joe Biden para obter ajuda federal no combate aos incêndios.

“A situação em Los Angeles é altamente perigosa e está em rápida evolução”, disse Newsom, numa conferência de imprensa conjunta com Joe Biden.

“A ação rápida do Presidente Biden é uma tremenda ajuda para a Califórnia, à medida que fazemos tudo o que podemos para proteger os residentes com recursos federais, locais e estaduais significativos”, acrescentou.

Os bombeiros não conseguiram ainda conter qualquer parte dos fogos, que estão com percurso imprevisível devido aos ventos fortes, que chegaram a atingir 160 quilómetros por hora.

Estes são os piores ventos desde 2011 e o fogo é já o mais destrutivo da história de Los Angeles.

Nomeações para os Óscares adiadas para 19 de janeiro

A Academia de Cinema dos Estados Unidos adiou por três dias o anúncio dos nomeados para a 97.ª edição dos Óscares, em solidariedade com os incêndios que estão a afetar Los Angeles, Califórnia.

A instituição enviou um e-mail aos seus quase 10 mil membros, em que detalhou o adiamento do anúncio, que estava marcado para 17 de janeiro, e apresentou as condolências "aos que foram afetados pelos incêndios devastadores no sul da Califórnia".

"Muitos dos nossos membros e colegas da indústria vivem e trabalham na área de Los Angeles, e estamos a pensar em vocês", lê-se no comunicado.

A Academia referiu ainda que o período de votação será prolongado por mais dois dias, até 14 de janeiro, às 17:00 (01:00 de quarta-feira em Lisboa).

O prolongamento do período e votação deve-se ao facto de muitas estreias agendadas para esta semana terem sido canceladas ou adiadas devido à vaga de incêndios, que fez pelo menos cinco mortos e destruiu mais de 1.100 casas e estruturas.

Também a organização Critics Choice Awards anunciou esta quarta-feira que irá adiar a sua gala, marcada para 12 de janeiro, em Santa Monica, devido aos incêndios.

A 97.ª edição dos Óscares está marcada para 02 de março de 2025, em Los Angeles.

Janeiro 9, 2025 . 09:10

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right