Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Topo 20 Anos Alma Shopping
Dc Topo Jardim Zoologico 11a20042025
Pub Dc Dv Topo Festival Rock
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Pub

Festas das Cruzes de Tondela já é património imaterial

Festa é a mais antiga manifestação religiosa do concelho de Tondela

A candidatura apresentada pela Câmara de Tondela para inscrever a Festa das Cruzes do Guardão no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial já foi aprovada pelo Património Cultural - Instituto Público, informa o município de Tondela, acrescentando que «é o primeiro bem do concelho a integrar esta lista».

A inscrição da Festa das Cruzes do Guardão no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial reflete os critérios constantes no artigo 10.º do referido diploma [Decreto-Lei n.º 139/2009], destacando a importância de que se reveste esta manifestação do património cultural imaterial enquanto reflexo da identidade da comunidade envolvente e a sua profundidade histórica e evidente relação com outras práticas inerentes à comunidade”, pode ler-se no Diário da República.

Estamos muito satisfeitos com a inscrição da Festa das Cruzes no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. Para nós este é um reconhecimento justíssimo e muito relevante não só para esta manifestação religiosa e cultural secular, mas também para o concelho de Tondela”, afirma a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges.

A Festa das Cruzes é a mais antiga manifestação religiosa do concelho de Tondela. O evento junta todos os anos por altura da Ascenção (40 dias depois da Páscoa) as paróquias de Santiago de Besteiros, Santa Eulália (Campo de Besteiros) e Castelões à do Guardão. Em 2022, a iniciativa passou a ter lugar no sábado seguinte por forma a que mais pessoas pudessem participar no evento religioso.

As quatro localidades reúnem-se anualmente para cumprir “a promessa” antiga de agradecimento à Nossa Senhora dos Milagres pela sua ajuda na expulsão dos mouros.

Janeiro 9, 2025 . 16:26

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right