“Força aliada” chega para recuperar escola de Casais de Vera Cruz
«Hoje é o “Dia D”. Dia da Invasão da força aliada que vêm recuperar a escola de Casais de Vera Cruz». A afirmação, em tom (histórico) de brincadeira, foi de José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, ao intervir no ato de consignação, que hoje foi assinado, da empreitada de beneficiação e conservação da Escola Básica de Casais de Vera Cruz, situada na União das Freguesias (UF) de S. Martinho de Árvore e Lamarosa.
A obra, cujo prazo se estima em 150 dias com um investimento do município na ordem dos 125 mil euros (+IVA), obrigou à deslocação dos 24 alunos do 1.º ciclo do ensino básico para a Escola Básica de São Silvestre, sendo que o ATL é desenvolvido na antiga Escola Básica da Andorinha. A intervenção contempla a mudança do pavimento das duas salas de aula, o melhoramento da rede elétrica, a reabilitação das instalações e a requalificação dos espaços exteriores.
«Para nós investir nas escolas é investir no futuro, frisou o autarca de Coimbra, considerando que a melhoria das condições do edificado «permite que as crianças tenham uma boa aprendizagem». O edil sublinhou ainda o trabalho que está a ser desenvolvido pelo município na renovação das escolas na periferia do concelho, contrariando a primeira versão da carta educativa, que previa o encerramento de escolas.
João Pimenta, presidente da UF de S. Martinho de Árvore e Lamarosa, mostrou-se visivelmente feliz por Casais de Vera Cruz «ver um projeto muito ambicionado» ter o seu momento de arranque. O autarca espera que no final do ano a festa de encerramento das atividades escolares já possam ser efetuadas nas “novas” instalações.