Cerimónias fúnebres de antigo vice-reitor Vítor Murtinho decorrem amanhã
As cerimónia fúnebres de Vítor Murtinho, ex-vice-reitor da Universidade de Coimbra que morreu hoje, aos 60 anos, realizam-se amanhã.
O corpo do professor catedrático da Universidade de Coimbra, ex-diretor do Departamento de Arquitetura da FCTUC, da qual foi também sub-diretor, está em câmara ardente desde as 16h00 de hoje na Capela da Universidade de Coimbra. O funeral realiza-se amanhã, às 14h30, para o cemitério de Ansião, de onde Vítor Murtinho era natural.
Licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Vítor Murtinho era, enquanto vice-reitor da Universidade de Coimbra, responsável pelos pelouros do Edificado, Património e Sustentabilidade. Antes foi diretor do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) - entre 2004 e 2006, da qual chegou também a ser sub-diretor (entre 2002 e 2011), igualmente sob a direção de João Gabriel Silva.
De acordo com a sua biografia, publicada no site da Universidade de Coimbra, Vítor Murtinho tem a sua obra publicada em várias revistas da especialidade. Era Professor Catedrático do Departamento de Arquitetura da FCTUC desde 2019.
Doutorado em Arquitetura pela Universidade de Coimbra com a tese La piú grassa Minerva, A Representação do Lugar (2002) e agregado com a lição Corpo, Proporção e Arquitetura (2018) era também investigador do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra desde 2007, possuindo múltiplas publicações de índole científica e técnica.