Areaclientedc
Última Hora
Pub Dc Topo 20 Anos Alma Shopping
Dc Topo Jardim Zoologico 11a20042025
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Pub

Polo de ensino superior no Rovisco Pais com expectativa de licenciatura em 2026

Entre a ESTeSC, a Câmara de Cantanhede e a Unidade Local de Saúde de Coimbra há entendimento para “novos voos”, assim exista “apadrinhamento” ministerial. Para já avança a pós-graduação em Integração Sensorial

O ambicionado polo da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) a instalar no Hospital Rovisco Pais, na Tocha, deu hoje o primeiro passo, com a apresentação da pós-gradução em Integração Sensorial, que vai decorrer nas instalações da unidade de saúde. A expectativa é que no próximo ano letivo entre em funcionamento a primeira licenciatura deste futuro polo que, de acordo com os responsáveis do Município de Cantanhede e da ESTeSC, deverá atingir velocidade cruzeiro em 2030, altura em que o polo deverá estar a ministrar vários cursos de primeiro e segundo ciclo.
«Esta será a primeira fase de um projeto que eu espero venha a ser ganhador», disse hoje, na apresentação da pós-graduação, Graciano Paulo, presidente da ESTeSC, com a certeza que o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais é o espaço «certo» para «potenciar o ensino, a prestação de cuidados e a investigação num futuro próximo».
Entre as três partes envolvidas - a Câmara de Cantanhede, a ESTeSC e a Unidade Local de Saúde de Coimbra (à qual pertence o Rovisco Pais) já existe entendimento e os planos para o futuro estão delineados. O que falta agora é o «apadrinhamento» da tutela, explicou Graciano Paulo, informando que já foi feito convite para visita ao local dos ministros da Saúde e da Educação e a escola tem «dois meses» para submeter a futura licenciatura, que será «na área das terapias» (ocupacional, da fala ou ortoprotesia), à aprovação da A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, para que a licenciatura esteja em condições de se iniciar em 2026.
Helena Teodósio, presidente da Câmara de Cantanhede, assumiu que o dia foi «muito importante» para o concelho. «Vai começar esta pós-graduação que nós entendemos que é a primeira parte de outros voos que já estamos em entendimento», afirmou a autarca, não escondendo que a sua ambição é ter no Rovisco Pais «licenciaturas e mais tarde mestrados e doutoramentos». «Naturalmente que a vontade é nossa, da escola e da ULS, pretendemos agora que a nível ministerial tudo isto seja aprovado», disse, frisando que o Rovisco Pais é «um parque extraordinário para potenciar tudo isto».
A formação pós-graduada em Integração Sensorial entrou na sua sexta edição, com um total de 65 alunos, divididos em duas turmas, constituindo a mais concorrida da ESteSC. «Esta é uma formação pós-graduada numa área em que claramente existem deficiências», afirmou o presidente do Conselho de Administração da ULS Coimbra, Alexandre Lourenço, garantindo que o objetivo é «incorporar parte deste conhecimento» no corpo dos profissionais da ULS.

Janeiro 10, 2025 . 19:35

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right