Areaclientedc
Última Hora

Era assim o sorteio

Janeiro 15, 2025 . 15:37
Longe vai o início do século XX, quando uma elite de cidadãos, liderada por José Cândido Branco Rodrigues e Vitorina Sigaud Souto, assumiu substituir-se aos poderes públicos no combate contra o estado degradante de analfabetismo e ignorância generalizada dos deficientes visuais portu­gueses

A viatura, lá em cima, limpa e sedutora, brilhava ao sol! Havia quem comprasse os bilhetes a conto de réis (às vezes a caderneta chegava aos cinco contos), ou ficava-se por frações avulsas, mais baratas, tudo para ajudar os ceguinhos. O sorteio, um ou duas vezes por ano, fiscalizado por um membro do Governo Civil e um parecer da Santa Casa, era rigoroso em cada extração.

A furgoneta, muitas vezes desengonçada, com um altifalante agarrado com cabos enrolados, apregoava, num som estridente e nem sempre audível, o sorteio da viatura (nova em folha) que era gritada, à guisa de choradeira, para que acontecesse, com êxito, a venda dos bilhetes que habilitariam os apostadores ao cobiçado automóvel. O panorama era pouco dignificante para o nobre objetivo, mas era a realidade de então.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Janeiro 15, 2025 . 15:37

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right