Anteprojeto da reabilitação da Escola José Falcão apresentado segunda-feira
O anteprojeto de reabilitação da Escola Secundária José Falcão, da autoria da equipa da Universidade de Coimbra liderada por João Mendes Ribeiro e Gonçalo Canto Moniz, vai ser apresentado na reunião de Câmara de segunda-feira. Estima-se que a obra custe 23.581.009 euros (mais IVA) e que o projeto de execução esteja concluído no prazo de 180 dias.
“Com a aprovação do anteprojeto da Escola Secundária José Falcão estamos a dar um passo importantíssimo para o bem-estar de toda a comunidade escolar, e a preservar e a devolver à cidade este espaço que faz parte da memória coletiva de Coimbra – sobretudo enquanto Liceu D. João III”, sublinha a vereadora da Educação, Ana Cortez Vaz.
A proposta baseia-se numa atitude respeitadora do edificado, diz-se no documento, pretendendo-se manter as suas características essenciais e, no possível, reverter ações que descaracterizaram pontualmente a imagem da escola, ao longo dos anos.
Conforme consta da informação do município, «o projeto aponta sobretudo para os problemas estruturais da escola, como o deficiente comportamento das coberturas e a reduzida eficiência das caixilharias, e também para a necessidade de adotar medidas de melhoria da eficiência energética, acústica e estrutural (nomeadamente face aos riscos de natureza sísmica), para além da reabilitação da generalidade das infraestruturas (elétricas, abastecimento de águas, saneamento, drenagem de águas pluviais e superficiais, AVAC)».
O anteprojeto propõe, de um modo geral, a criação de uma entrada acessível a partir da Rua Pinto Ribeiro, através de corte no muro, e criação de uma rampa, possibilitando desta forma a entrada ao nível do átrio principal. É proposto também o recuo do portão da Rua Pinto Ribeiro, abrindo espaço para estacionamento de bicicletas e criação de rampa associada à entrada sul (ginásio), dotando também o auditório de condições de acessibilidade.