Areaclientedc
Última Hora
Horizontal Alma Shopping
Pub

Associação Portuguesa do Cancro no Cérebro foi hoje formalmente constituída

Liderada por Renato Daniel, ex-presidente da AAC, conta com a colaboração de cidadãos, alguns conhecidos a nível nacional, que “dão a cara” pela causa

A Associação Portuguesa do Cancro no Cérebro - APCCEREBRO, um projeto, com âmbito nacional, liderado por Renato Daniel, ex-presidente da Associação Académica de Coimbra foi hoje formalmente constituída, confirmou o responsável, em comunicado. Trata-se, como aliás, o Diário de Coimbra deu conta, num entrevista recente ao ex-dirigente estudantil, da concretização de um sonho e de um desejo, que Renato Daniel partilhou publicamente na cerimónia em que deu posse ao seu sucessor no cargo, Carlos Magalhães.
Agora, a APCCEREBRO concretiza-se com a missão de «promover o conhecimento sobre os diferentes tipos de cancro de cérebro, apoiar os doentes e cuidadores, fomentar a investigação científica e sensibilizar a sociedade para esta patologia», avança o comunicado, que fala na colaboração, na associação, de «um grupo de cidadãos [alguns personalidades conhecidas do público] empenhados em dar resposta aos desafios enfrentados pelas pessoas com cancro no cérebro e pelos seus familiares».
«Trata-se de uma iniciativa pioneira em Portugal, que visa colmatar lacunas existentes no apoio e na representação das pessoas afetadas pela doença», continua Renato Daniel, citado no comunicado, adiantando que a constituição da associação «é o culminar de uma visão e de uma necessidade sentida ao longo da trajetória pessoal e profissional de muitas pessoas que são forçadas a enfrentar esta patologia».
«Queremos ser uma voz ativa na melhoria das condições de vida dos doentes e na promoção de avanços científicos e sociais que contribuam para esta causa», continua Renato Daniel, não escondendo a felicidade por ter conseguido concretizar um dos seus desejos que é a de ter a sede na associação na Lousã, a sua terra natal, concelho onde, aliás, a APCCEREBRO foi formalizada. O jovem aproveitou para agradecer ao município da Lousã pelo apoio.
A associação contará ainda com o apoio de uma Comissão Científica, composta por especialistas das áreas da oncologia, neurologia e outras áreas relevantes, e de uma Comissão de Honra, constituída por personalidades de mérito reconhecido, que contribuirão para os fins e a missão da APCCEREBRO.
«Esta iniciativa marca o início de uma nova etapa no apoio às pessoas com cancro no cérebro em Portugal, com a ambição de construir uma sociedade mais consciente e solidária perante esta realidade e que, muito brevemente, irá começar a ter uma atividade regular tendo em vista o apoio destas mesmas pessoas», rematou

Janeiro 20, 2025 . 22:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right