Grupo Folclórico e Etnográfico de Arzila promove workshops sobre música tradicional
O Grupo Folclórico e Etnográfico de Arzila, em Coimbra, está a celebrar o seu 50º aniversário e, no âmbito do programa das comemorações promove este fim de semana um Ciclo de Workshops dedicado à promoção e partilha de conhecimentos relacionados com a música tradicional portuguesa, com a presença de artistas conhecidos.
A iniciativa decorre na sede do grupo, em Arzila, e tem como objetivo «valorizar e divulgar o património cultural e musical, oferecendo ao público a oportunidade de aprofundar técnicas de vários instrumentos típicos, bem como o canto tradicional».
Assim, no sábado, Amadeu Magalhães fará, a partir das 14h30, dará uma formação sobre cavaquinho e, logo de seguida, pelas 16h00, será a vez do músico ensinar alguns dos segredos da concertina. No domingo será a vez de António Freire dar a conhecer as técnicas da Gaite de Foles, a partir das 14h30, havendo ainda tempo para, à mesma hora, Andrés Pérez se dedicar à formação sobre percussão. Para dia 15 de fevereiro está ainda preparada uma formação sobre canto, com Patrícia Ferreira, também a partir das 14h30.
Esta iniciativa tem como objetivos partilhar técnicas e conhecimentos específicos de cada instrumento e do canto tradicional, assim como promover o convívio e a troca de experiências entre amantes da música tradicional portuguesa e ainda contribuir para a preservação e a divulgação do nosso património cultural, confirma a direção do Grupo, adiantando que os workshops se destinam a músicos amadores e profissionais, mas também estudantes, entusiastas de música tradicional e todos os interessados em aprofundar conhecimentos sobre a cultura e folclore portugueses.
As inscrições gratuitas encontram-se abertas, com vagas limitadas, e podem ser efetuadas através do e-mail do link:https://forms.gle/aPHVpnrnXX34SxBz6 ou através do número de tlm: 964464819.