Cerca de 700 bombeiros vão subir o Quebra Costas com 30 quilos "às costas"
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra vai organizar, no próximo dia 15 de março, a 2.ª edição da prova de resistência “Elite Quebra Costas Internacional”. A prova vai contar com a participação de 700 bombeiros.
O desafio é fazer o percurso, no menor tempo possível, entre a Praça do Comércio e a Porta Férrea da Universidade de Coimbra (UC), de 500 metros a subir, com o Equipamento de Proteção Individual (EPI) urbano completo, que tem um peso total de cerca de 30 quilos.
A concentração está marcada para as 8h00, na Praça do Comércio, e as provas têm início às 9h00. O desafio consiste em subir até à Universidade, com os concorrentes devidamente equipados. Os participantes vão percorrer, em contrarrelógio, uma distância de cerca de 500 metros, com um desnível positivo de 113 metros e um declive médio de sensivelmente 14,1%, equipados com casaco e calças de combate a incêndios urbanos, botas de incêndio urbano e industrial, cogula (devidamente colocada e mantida até ao final da prova), luvas, capacete, máscara e aparelho respiratório.
O desafio é dirigido a bombeiros profissionais, voluntários, mistos e privativos, que necessitam de apresentar declaração com autorização do comandante do respetivo corpo de bombeiros.
Os participantes vão ser divididos em sete escalões (feminino e masculino): 18 a 29 anos; 30 a 39 anos; 40 a 44 anos; 45 a 49 anos; 50 a 54 anos; 55 a 59 anos e mais de 60 anos.