Rali de Portugal acelera a 15 e 16 de maio na região Centro
A 58.ª edição do Rali de Portugal volta a arrancar da região Centro, a exemplo do que aconteceu nos dois últimos anos. Ainda não há horários definidos das classificativas, mas já se sabe que a 15 e 16 de maio – os dois primeiros dias da prova que volta a integrar o WRC (Campeonato do Mundo de Ralis) – a “caravana” vai andar pelos troços da região Centro, segundo o “Rally Guide 1” que foi divulgado.
No dia 15 (quinta-feira), depois do já tradicional “Shakedown” em Baltar, máquinas e pilotos seguem para Coimbra. A partir das 16h00 há uma sessão de autógrafos, às 16h40 será a fotografia oficial com os pilotos do WRC e às 17h00 será então a cerimónia oficial de partida, que o ano passado se realizou junto ao Estádio Universitário de Coimbra, sendo que em anos anteriores foi na Porta Férrea. Dali, os “ases do volante” seguem para a Figueira da Foz. Na Praia da Claridade, a partir das 19h05, realiza-se a Super Especial Noturna, num traçado que deverá ser idêntico ao do no passado, com um percurso urbano de mais de 2 km junto ao Forte de Santa Catarina. Será o terceiro ano consecutivo que a Figueira da Foz dá palco esta “especial”, depois de ter substituído Coimbra que a recebeu em 2022.
No dia 16 (sexta-feira), haverá novamente uma dupla passagem pelos troços de Lousã, Góis, Arganil e Mortágua, sendo que a primeira classificativa deve começar pelas 6h00 da manhã. Isto porque ainda neste dia há uma novidade reservada, com a entrada dos troços Águeda/Sever do Vouga e Sever do Vouga/Albergaria a Velha.
Nos dois dias seguintes, a “caravana” segue para o norte do país, com o rali a passar por Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto, Amarante, Lousada (super especial), Paredes, Felgueiras e Fafe.