Areaclientedc
Última Hora
Pub

Condutores ao engano pagam estacionamento que é gratuito

Há zonas na Figueira da Foz onde a cobrança de aparcamentos apenas se aplica durante a época balnear. Só que há quem se queixe de falta de informação nesse sentido

São várias as zonas de estacionamento taxado e de tempo limitado na Figueira da Foz, tendo a seguinte duração: nos dias úteis das 8h00 às 18h00 e aos sábados das 8h00 às 12h00. Só que há exceções e é nestes casos que surgem os sentimentos de «descontentamento» e de «frustração» por parte de quem se apercebe que está a pagar estacionamento que, afinal, é gratuito durante os meses de época baixa.

De acordo com o edital n.º 258/2024, divulgado pela Câmara Municipal a 10 de julho de 2024, estas exceções dizem respeito à Avenida 25 de Abril (190 lugares), à Avenida de Espanha (626 lugares para veículos ligeiros e 96 para pesados), e na zona em frente ao parque de campismo (61 lugares), cuja cobrança só se aplica entre 15 de junho a 15 de setembro.

«Estou na cidade há poucos meses e nem fazia ideia que umas vezes se pagava, outras não… Se vejo que a máquina funciona vou pensar o quê? Que é para pagar, certo?», criticou Fernanda Brandão, revelando que só soube depois de ser alertada por alguém que passava na rua, mas já tinha colocado as moedas no parquímetro. Após comentar o sucedido com pessoas próximas ficou a perceber que, afinal, não foi a única a sentir-se «enganada» e considera que deveria existir mais informação. «Ou a máquina não deveria estar funcionando quando não é para pagar ou deveria ter um aviso lá», advertiu.

 

O Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento Taxado e de Duração Limitada pode ser consultado na página do município, em www.cm-figfoz.pt.|

Da mesma opinião partilha Tiago Ribeiro, que reside em Leiria e se desloca várias vezes à Figueira da Foz em trabalho. «Tenho o hábito de beber um café quando chego e, mesmo sendo algo por breves instantes, sempre paguei o estacionamento na zona da avenida [25 de Abril]. Só quando me cruzei com um colega é que ele me alertou que não se paga no inverno», comentou revelando o seu sentimento de «frustração». Também um morador local, que não se quis identificar, garantiu que todas as semanas alerta condutores de que o aparcamento não é taxado naquela zona nesta altura do ano. «Não interessa informar as pessoas, porque é uma forma de continuarem a encher os bolsos», julgou. A verdade é que, nestas zonas que são exceção, existe sinalização vertical com a informação de que a taxação só se aplica nos meses referentes à época balnear. Só que esta está apenas no início dos locais de aparcamento taxado e de tempo limitado e refira-se que a placa que está em frente ao hotel Vila Galé Collection nem sequer é bem percetível. Já os parquímetros instalados nestes locais não têm qualquer esclarecimento nesse sentido.

Fernanda e Tiago afirmaram que não se aperceberam da existência desta sinalização e nenhum fez chegar qualquer reclamação junto da Dornier Portugal, SA, que é a concessionária responsável pelo fornecimento, instalação e exploração dos parquímetros coletivos nas zonas de estacionamento taxado. No entanto, entenderam expor o caso através do Diário de Coimbra para alertar os mais distraídos. Apesar das várias tentativas de contacto do nosso jornal, não foi possível obter uma resposta por parte da concessionária até ao fecho desta edição.

O Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento Taxado e de Duração Limitada pode ser consultado na página do município, em www.cm-figfoz.pt.|

Janeiro 25, 2025 . 10:36

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right