Areaclientedc
Última Hora
Pub

Papa Francisco apela à libertação de todos os jornalistas “injustamente presos”

Papa recordou 2024 como um dos anos “mais mortíferos para os jornalistas"

O Papa Francisco apelou hoje à libertação de todos os jornalistas “injustamente presos” e lamentou a morte de “todos aqueles sacrificaram as suas vidas no ano passado”, num discurso proferido no Jubileu dos Comunicadores.

“Neste Ano Santo, neste jubileu do mundo da comunicação, peço aos governos que garantam que todos os jornalistas presos injustamente sejam libertados”, pediu o líder da Igreja Católica na Sala Paulo Vl, na Cidade do Vaticano.

Perante cerca de 6.000 comunicadores, Francisco lembrou todos os que “estão presos por terem sido fiéis à profissão de jornalista, fotógrafo e operador de câmara, por terem querido ir ver com os seus próprios olhos e por terem tentado relatar o que viram”.

O Sumo Pontífice argentino salientou que “a liberdade dos jornalistas aumenta a liberdade de todos”.

“A liberdade deles é a liberdade de cada um de nós. (…) Que a liberdade de imprensa e a liberdade expressão do pensamento sejam defendidas e protegidas, bem como o direito fundamental de ser informado”, advogou.

Segundo o Papa, que recordou 2024 como um dos anos “mais mortíferos para os jornalistas”, a informação livre “é um património de conhecimentos, experiências e virtudes que deve ser preservado e promovido”.

“Sem isso, corremos o risco de deixar de distinguir a verdade da mentira”, sublinhou.

Na sexta-feira, já tinha denunciado uma era marcada “pela desinformação e pela polarização, onde alguns centros de poder controlam um aglomerado de dados e informações sem precedentes”, num contexto de polémica sobre o papel das redes sociais.

Francisco alertou ainda os jornalistas para que “sejam verdadeiros”.

“A comunicação não é só uma saída, é também um encontro com os outros. Saber comunicar é uma grande sabedoria”, disse.

O dia começou quando vários milhares de jornalistas e comunicadores de todo o mundo, segundo a organização, atravessaram a Porta Santa da Basílica de São Pedro para obter a Indulgência Jubilar.

O Jubileu dos Comunicadores teve início na sexta-feira na Basílica de São João de Latrão com uma missa internacional a propósito da festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, presidida pelo Cardeal Baldo Reina, vigário-geral do Papa para a Diocese de Roma.

Nos próximos dias estão previstos vários seminários e conferências em Roma, como um congresso internacional de comunicadores institucionais católicos de 27 a 29 de janeiro, com a participação de 200 bispos, presidentes das Comissões Episcopais de Comunicação e diretores dos gabinetes de comunicação das Conferências Episcopais e famílias religiosas.

Janeiro 25, 2025 . 15:25

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right