PJ detém suspeito de matar idoso em Esposende e ocultar cadáver
A Polícia Judiciária deteve um homem de 38 anos suspeito de matar um idoso no final de 2024 e de ocultar o seu cadáver na freguesia de Apúlia, Esposende, distrito de Braga.
Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga indica que o detido vai ser hoje presente às autoridades judiciárias competentes no Tribunal de Guimarães para primeiro interrogatório judicial e conhecer as medidas de coação.
A investigação policial remonta ao período de 29 de novembro a 11 de dezembro de 2024, altura em que um idoso de 85 anos, que se encontrava a habitar na residência de um casal, na modalidade de família de acolhimento, foi dado como desaparecido às autoridades.
Após as diligências policiais realizadas, a PJ refere que se reuniram “fortes indícios” de que, após o homicídio, o plano traçado passou por informar as autoridades locais de que o “idoso se teria ausentado voluntariamente de casa, encontrando-se em parte incerta, comunicação que, mais tarde, se comprovou ser falsa”.
O cadáver terá sido depois “transportado e enterrado numa zona de pinhal, ficando oculto”.
Segundo a PJ, o suspeito pretendeu ter acesso aos bens da vítima, tendo-lhe tirado os cartões bancários.
Os cartões foram utilizados, segundo a Judiciária, em “diversos pagamentos de compras e levantamentos, já depois da notícia do desaparecimento do idoso”.