Gastronomia e vinhos do Centro em destaque na FITUR
O Centro de Portugal esteve ontem em destaque no stand do Turismo de Portugal, na Feira Internacional de Turismo (FITUR) de Madrid, com a apresentação do projeto “Sabores ao Centro!”, uma iniciativa que promove a riqueza e diversidade gastronómica e a oferta de enoturismo do território.
Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, deu a conhecer as principais valências turísticas da região, com foco principal na gastronomia e vinhos. «O Centro de Portugal é a maior região de turismo do país, com oito sub-regiões ricas em património, natureza e produtos locais. Temos parques naturais, geoparques, passadiços, lugares património da humanidade, cultura, história e gastronomia», começou por dizer Anabela Freitas.
De seguida, deu a conhecer as linhas de atuação do programa “Sabores ao Centro!”, que tem como grande objetivo «promover a região Centro de Portugal como destino de turismo gastronómico sustentável». «A gastronomia só se faz com produtos locais», uma forma de «incrementar a economia local», sublinhou.
Com essa finalidade, o programa prevê a criação de uma plataforma inovadora, que destaca a cultura gastronómica da região, complementada com a sua paisagem, património e talento criativo. A iniciativa envolve agentes públicos e privados, destacando a importância da cooperação a nível sub-regional e supramunicipal, e foca-se em potenciar os recursos e promover as diversas ofertas de todo o território regional.O projeto prevê quatro medidas-chave: os Prémios “Sabores ao Centro!”, uma Agenda de Eventos, Rotas Gastronómicas e uma forte campanha de marketing.
Valorizar os produtos locais
Os Prémios “Sabores ao Centro!”, com 12 categorias, vão reconhecer o talento e distinguir a valorização dos produtos locais. Os “10 melhores restaurantes”, o “restaurante tradicional do ano”, o “chef revelação”, a “melhor carta de vinhos regionais” ou o “melhor produto artesanal” são algumas das categorias premiadas.
Já a Agenda de Eventos “Sabores ao Centro!” promove a diversidade e a sazonalidade da oferta gastronómica da região, valorizando os produtos endógenos e distintivos. Por sua vez, as Rotas Gastronómicas convidam a viagens pela paisagem culinária da região, explorando lugares icónicos, conhecendo os produtores locais e descobrindo figuras de destaque do mundo gastronómico. Uma prioridade das rotas é a sustentabilidade dos recursos regionais, com foco nos produtos locais certificados.
Finalmente, a Campanha de Marketing “Sabores ao Centro!” pretende valorizar o talento dos chefs da região, promover experiências de turismo autênticas ou destacar a importância da utilização de ingredientes locais e de práticas culinárias sustentáveis.