Quinta das Flores agradece ao agente Firmo e à Escola Segura pelo trabalho de formação
A Escola Básica e Secundária Quinta das Flores promoveu esta sexta-feira uma cerimónia de entrega de prémios de mérito aos seus alunos. A “coroa”, porém, foi entregue ao agente da Polícia de Segurança Pública (PSP) António Firmo que durante cerca de 15 anos levou a cabo a missão da Escola Segura.
«O mérito dos nossos alunos não é exclusivo ao seu trabalho, é uma extensão do que os professores e outras entidades fazem», refere o diretor da escola, Lúcio Pratas. De entre todas as entidades que ajudam o estabelecimento de ensino a funcionar, sublinha a importância da Escola Segura que «educa os jovens» e «está sempre presente», mesmo que seja «raramente necessária a sua ação».
O programa Escola Segura existe desde 1992 e é um dos projetos de policiamento com maior taxa de sucesso, sendo também o apoio de policiamento mais antigo em vigor. O objetivo é prevenir os comportamentos de risco nos jovens e controlar ocorrências que possam ocorrer dentro dos estabelecimentos ou na sua periferia. São realizadas, anualmente, mais de 10 mil ações de prevenção criminal, entre formações de grupo, individuais, sensibilização e demonstração.
Um agente único
Apesar de não trabalhar sozinho, António Firmo, agente principal da PSP – Escola Segura, destaca-se dentro da comunidade da EB Quinta das Flores pelo carinho que todos nutrem por ele, tanto do lado dos docentes, como não docentes e alunos. O próprio polícia refere que «é uma escola especial» e que, apesar de não querer «fazer distinção», a Quinta das Flores «prima pela equipa que tem, é uma equipa de excelência». «É um prazer ver a dedicação desta equipa reconhecida. Ver o trabalho de 15 anos ser reconhecido enche-nos o coração, é um momento de orgulho» afirma António Firmo. Refletindo sobre o trabalho realizado, analisa de forma positiva os resultados obtidos e a «formação» que os alunos recebem pelos professores e pela PSP, sempre que necessário.
Um "adeus" sentido
O profissional de segurança salienta que o seu tempo «de farda está a chegar ao fim», sendo a sua aparição de sexta-feira possivelmente a última. Porém, o projeto «continua».
António Firmo deixa ainda uma sentida mensagem: «os resultados [positivos] vão-se acumulando, principalmente porque existe muita dedicação por parte de todos os envolvidos [portanto] sei que os professores vão continuar a fazer o seu trabalho como formadores. Aos pais, peço que confiem nestes profissionais que ajudam a criar os seus filhos e que apoiem a escola, por vezes não existe essa ligação, que é muito importante».|
Cerimónia de mérito premeia novas “Flores da Quinta”
A homenagem da noite não foi só à pessoa de António Firmo. Os “principais prémios” foram atribuídos aos alunos que se destacaram pelo seu mérito escolar e humano, tornando-se «Dignas Flores da Quinta», referiu o diretor Luís Pratas. Os alunos do 10º ao 12º ano e cursos profissionais receberam os seus diplomas referentes aos bons resultados do ano letivo 2023/2024 e houve tempo para discursos e, sobretudo, muita animação com atuações de vários grupos de alunos, que foram preparadas ao longo do ano. Alguns docentes da instituição também receberam uma merecida “recompensa” pela sua dedicação e entrega à escola.|