SIT celebra 121 anos de cultura e de amor ao Teatro
Fundada em 1904 em Tavarede, na Figueira da Foz, a Sociedade de Instrução Tavaredense (SIT) realiza hoje, a partir das 17h00, a sessão solene comemorativa do seu 121.º aniversário.
A direção faz um «balanço muito positivo» e orgulha-se pelo facto de, desde o início da atividade desta associação, se manter uma tradição de espetáculos teatrais de amadores que dura até aos dias de hoje. Parece que é o amor que move as gentes da terra do limonete.
«O nosso lema é instruir a construir através da arte e da cultura. Nós mantemos a tradição e não queremos quebrá-la», sublinhou João Miguel Amorim, garantindo que «os tavaredenses de gema reconhecem esse valor».
O atual presidente da SIT, cargo que assumiu em 2017, faz parte da coletividade desde os 4 anos, quando lá se iniciou no teatro. Porém, a sua ligação já vem muito detrás, desde que o seu tetravô foi presidente da Assembleia Geral e autor de diversas peças teatrais ali representadas.
Também os bisavós maternos foram sócios honorários, tal como é a sua avó. «Bebi daquela comunidade mais antiga que viveu a tradição teatral com muito orgulho», explicou.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: