“Convívio do Associativismo” no Centro Beira Mondego
As comemorações do centenário do Centro Beira Mondego (CBM), iniciadas no primeiro dia de 2025, prosseguem até ao final do ano e o mês de fevereiro começa com mais uma iniciativa: um abraço entre coletividades, através do “Convívio do Associativismo”.
O evento está marcado para o dia 2, nas instalações do Centro Beira Mondego, em Santo Varão, concelho de Montemor, e pretende promover a «interação com as coletividades vizinhas», sublinha Rosa Pacheco Simões, presidente da direção. E são três os convidados, em representação de três localidades vizinhas, a saber, Pereira, Formoselha e Santo Varão.
«Pereira e Formoselha têm uma oferta cultural ao nível de tocata», explica Rosa Pacheco Simões, referindo os grupos de Cantares da Vila de Pereira e de Concertinas Milho Rei de Formoselha, enquanto a localidade anfitriã, Santo Varão, possui o Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego.
«Pensámos reunir os três grupos», adianta, num encontro que terá início pelas 15h00.
«Cada um dos grupos vai apresentar um repertório de 20 minutos», refere a presidente de direção, com o Grupo Folclórico do Centro Beira Mondego a marcar o arranque da tarde cultural, com uma recriação histórica dos “Serões de outrora”, que retrata uma vivência característica, com as famílias ao redor do fogo acolhedor, ouvindo histórias, partilhando memórias e estreitando os laços de afeto entre diferentes gerações.
O “Convívio do Associativismo” termina com os elementos das três coletividade em palco, a tocarem e cantarem alguns temas em conjunto.
Também no Centro Beira Mondego, mas numa iniciativa promovida pela Liga dos Amigos de Santo Varão, decorre, uma semana depois, no dia 9, um colóquio-debate sobre associativismo, igualmente integrado no programa das comemorações dos 100 anos do CBM.
“Viver o Associativismo” é o tema desta jornada de reflexão, com início às 15h00, que pretende ser um momento de «partilha», de «união» e de «interação», que conta com a participação de representantes do Centro Social e Paroquial de Santo Varão, da União Desportiva Santovaronense, do Centro Beira Mondego e da Liga de Amigos de Santo Varão.