Areaclientedc
Última Hora
Bocelli Pub
26a Legua Diario De Coimbra 1
Pub Dc Topo 20 Anos Alma Shopping
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Bocelli Pub
26a Legua Diario De Coimbra 1
Pub

Universidade de Coimbra lança programa doutoral para formar novas gerações de neurocientistas

Irá haver um dia de recrutamento online, dirigido a estudantes, no dia 24 de fevereiro

O Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) acaba de lançar um Doutoramento em Neurociências Integrativas (idpIN) dirigido a estudantes e investigadores de diferentes áreas do conhecimento, como biologia, ciências biomédicas, engenharia, psicologia ou relacionadas. O idpIN está sediado no Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (iiiUC).

O curso é coordenado por Ana Luísa Carvalho, docente do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e coordenadora da área de Neurociências e Doença do CNC-UC, e Cristina Márquez, ERA-Chair na área de Circuitos Neuronais do Comportamento Social no CNC-UC.

Para Ana Luísa Carvalho este doutoramento “agrega a excelente comunidade científica na área de Neurociências em Coimbra, e representa uma oportunidade para estudantes que pretendam um treino abrangente na área de Neurociências, a aquisição de competências experimentais e computacionais de ponta na área, e o desenvolvimento de sentido crítico e autonomia para desenvolver os seus projetos futuros.”

O novo doutoramento visa formar a próxima geração de neurocientistas independentes e preparados para responder a questões emergentes e impactantes nesta área. Este programa interdisciplinar está estruturado de forma a proporcionar uma visão geral do estado da arte da área das neurociências, de um ponto de vista integrador e transversal, das moléculas às sinapses, até aos circuitos neuronais, comportamento e computação, em modelos animais e experiências da vida real com humanos.

“A grande missão do idpIN é dar aos estudantes a possibilidade de criar os seus próprios caminhos para descobertas revolucionárias sobre o cérebro e doenças associadas. Queremos dar aos nossos alunos não só uma visão geral da situação atual da área, mas também dotá-los de ferramentas que permitam abordar as questões de uma forma criativa” sublinha Cristina Márquez, cocoordenadora do novo doutoramento da Universidade de Coimbra.

O programa conta com o contributo tanto de investigadores em ciência fundamental e aplicada como de médicos, que vão proporcionar uma perspetiva translacional e integrativa. A formação inclui diferentes tecnologias emergentes, a fim de capacitar os alunos para diferentes desafios nos seus projetos de investigação.

O idpIN irá promover um dia de recrutamento online, dirigido a estudantes, no dia 24 de fevereiro de 2025. As inscrições estão abertas até dia 14 de fevereiro aqui: https://idpin.cnc.uc.pt/?page_id=376.

 

 

 

 

Janeiro 28, 2025 . 09:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right