Areaclientedc
Última Hora
26a Legua Diario De Coimbra 1
Pub Dc Topo 20 Anos Alma Shopping
Pub Dc Ano Zero Bienal Coimbra
Bocelli Pub
Pub

Viver em Alegria há 26 anos faz balanço muito positivo

Associação assinalou ontem 26 anos a procurar dar o seu contributo para uma sociedade mais justa e igualitária

A Associação Viver em Alegria assinalou ontem o seu 26.º aniversário, com um almoço que teve lugar no Hotel Vila Galé Collection, na Figueira da Foz. Com esta celebração, que reuniu 120 pessoas, a direção quis promover um «momento de convívio, partilha e amizade entre sócios, amigos e parceiros da instituição».

Em declarações ao Diário de Coimbra, Dulce Pedrosa fez um «balanço muito positivo» do trabalho desenvolvido, uma vez que a associação «tem procurado contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, cumprindo o propósito para o qual foi criada».

A presidente da associação, cargo que assumiu fez ontem precisamente um ano, justificou que têm conseguido cumprir os objetivos definidos. «Concretizar todos os projetos que temos em mão é um motivo de orgulho, o que nos faz sentir bem», frisou a responsável, acrescentando que a participação de todos na celebração de ontem foi a «prova de que os sócios e amigos estão satisfeitos».

Recorde-se que em 2001 foi criada a Universidade Sénior da Figueira da Foz, que disponibiliza atualmente cerca de 30 disciplinas, tendo a colaboração de 45 professores e uma média de 200 alunos. Este projeto surgiu como instrumento de combate ao isolamento social e à promoção do envelhecimento ativo. Já em 2007, nasceu o Centro de Apoio à Vida Dra Natércia Crisanto, com o intuito de ser um serviço de referência no apoio à parentalidade, e que acompanha cerca de 50 famílias mensalmente. Entretanto, em 2018 foi fundado o Centro Apoio Familiar e Aconselhamento Parental que visa intervir no contexto familiar, ajudando as famílias a criar condições e a potencializar os recursos necessários à manutenção das crianças e jovens nos seus agregados de origem. Atualmente acompanha 80 famílias.

De sublinhar ainda que o trabalho da Associação Viver em Alegria tem sido reconhecido a nível nacional: em 2015 foi premiada pela Fundação Auchan para a Juventude com o projeto “Ser para Crescer”; em 2017 foi uma das instituições vencedoras do Prémio BPI Solidário com a iniciativa “Banco da Maternidade e da Criança”; e em 2020 foi uma das instituições vencedoras do Prémio BPI La Caixa Infância 2020 com o projeto “Novas Trajetórias para a Parentalidade”.

Janeiro 29, 2025 . 07:45

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right