Funeral do fotógrafo Vítor Ramos é hoje
Vítor Manuel Lopes Ramos, conhecido fotógrafo de Coimbra, que colaborou com vários jornais, nomeadamente o Diário de Coimbra, A Bola e o Record, morreu aos 84 anos. Com loja aberta desde 1980 na Rua da Louça, na Baixa de Coimbra, Vítor Ramos foi ainda o fotógrafo oficial da Fábrica Central de Cervejas, do Sindicato dos Bancários e da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, entre outros trabalhos que fizeram dele um dos mais conhecidos da cidade.
Casado com Maria de Fátima Lopes Vieira Ramos, era natural da Sé Nova, em Coimbra, onde residia. Coimbra era, aliás, a cidade do seu coração. De tal maneira que em 2021 doou o seu material fotográfico e equipamentos à Câmara Municipal, passando estes a integrar o acervo documental imagético do município. Destaque para um ampliador encarado pela autarquia como uma peça museográfica da historia da fotografia a preto e branco. Além disso, doou a maioria do fundo da sua casa de fotografia ao Arquivo da Universidade.
O funeral de Vítor Ramos realiza-se hoje, às 11h30, do Centro Funerário Nossa Senhora de Lurdes (Capela Páscoa), onde o corpo está em câmara ardente, para o Crematório Municipal de Coimbra, em Taveiro.