Plano de Emergência e Proteção Civil de Leiria passa a incluir cenário de pandemia
A revisão do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Leiria, hoje aprovada por unanimidade em reunião de Câmara, passa a incluir o cenário de pandemia, disse hoje à agência Lusa o vereador Luís Lopes.
“Além da óbvia atualização, quer dos recursos, quer dos contactos e até da reorganização, por exemplo, da própria ANEPC [Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil], relativamente àquilo que constava no anterior plano, tivemos ainda de considerar mais um cenário que não tinha sido trabalhado, nem constava da doutrina anterior dos planos de Emergência e Proteção Civil, que tem a ver com o cenário de pandemia”, afirmou Luís Lopes.
O autarca, que tem, entre outros, o pelouro da Proteção Civil, lembrou que durante o período de pandemia de covid-19 “os planos também foram ativados”, mas, “na prática, não tinham instruções específicas em matéria de pandemia e qual era a articulação em sede de proteção civil, de saúde pública”.
“Aproveitámos o período que todos vivemos relativamente à covid-19, para incluir também quer um cenário, quer instruções específicas e a forma como depois todas as entidades se articularam e coordenaram também em sede de proteção civil”, adiantou.
Por outro lado, a revisão do documento atualizou “a avaliação de riscos do próprio território e também os próprios cenários e aquilo que é a análise em função das alterações climáticas, por exemplo, e do recente plano de gestão de riscos de inundação", que foram contemplados, quer na revisão da cartografia, mas também das próprias instruções”, elencou o autarca.