30.ª edição da Feira Medieval de Coimbra decorre em julho
A mais antiga feira medieval de Portugal celebra este ano a 30.ª edição, de 18 a 20 de julho, com o tema “O Reinado do Casal Quase Perfeito: Dom Dinis e Santa Isabel”. Desta forma, a Câmara de Coimbra pretende assinalar os 700 Anos da Peregrinação da Rainha Santa Isabel a Santiago de Compostela, a Morte do Rei D. Dinis e os 400 Anos da Canonização da padroeira de Coimbra. As inscrições para a participação na 30ª edição da Feira Medieval de Coimbra podem ser realizadas de 10 de fevereiro a 10 de março.
Com o objetivo de convocar a participação da comunidade local, dos agentes culturais que integram o tecido associativo do concelho, mas, também, de outros participantes cuja atividade se enquadre na tipologia de evento, a Câmara de Coimbra abre as inscrições para a Feira Medieval, de 10 de fevereiro a 10 de março.
A participação pode traduzir-se na reconstituição de tabernas, venda de produtos, recriação de ofícios, vivências, figurantes ou animação, desde que contextualizados no espírito de uma Feira Medieval com o rigor histórico que tem caracterizado o evento de Coimbra.
As normas de participação na edição 2025 da Feira Medieval de Coimbra estão disponíveis para consulta no site da Câmara de Coimbra. As inscrições são feitas através de preenchimento de formulário disponível, também, no site, o qual deverá ser devolvido através do endereço de e-mail [email protected]. Quaisquer informações adicionais poderão ser obtidas através do telefone 239857507 (Divisão de Cultura do Departamento de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Coimbra).
O evento, que transporta até à época medieval durante três dias, decorre na sexta-feira, dia 18 (das 18h00 às 24h00), no sábado, dia 19 (das 10h00 às 24h00) e no domingo, dia 20 (das 10h00 às 22h00). A aposta reforça a animação do património edificado, através da Ceia Medieval e da habitual animação da época, num circuito entre o Largo da Sé Velha, o Quebra Costas, o Pátio do Castilho, o Arco de Almedina e a Rua Borges Carneiro até ao Museu Nacional de Machado de Castro.