Bombeiros resgatam senhora através da autoescada
Pela segunda vez no espaço de menos de uma semana, os bombeiros foram chamados ao Terreiro da Erva, em Coimbra, para socorrer uma senhora. Em causa está uma mulher, na casa dos 60 anos, invisual, que vive sozinha num primeiro andar. Uma queda, ao tentar levantar-se de uma poltrona, atirou-a ao chão e ali ficou, sem conseguir mover-se, uma vez que além dos problemas de visão, sofre de obesidade.
Valeu-lhe uma vizinha que, por volta das 3h00 da madrugada deu o alerta, mobilizando para o local as equipas dos Bombeiros Sapadores e Voluntários., que tiveram de pedir reforços, nomeadamente a presença de uma autoescada. Isto porque, explicou o chefe de serviço dos Sapadores, o peso e o volume da senhora não permitiram o acesso pela escada, estreita e íngreme. A alternativa possível foi uma janela da habitação, secundada pela autoescada. A mulher foi instalada na maca deste equipamento e chegou são e salva a terra firme, sendo de seguida transportada numa ambulância dos Bombeiros Voluntários aos Hospitais da Universidade de Coimbra, uma vez que apresentava alguns ferimentos, resultantes da queda.
A situação vivida durante a última noite foi a segunda, num curto espaço de tempo, tendo em conta que a mesma senhora sofreu igualmente uma queda, no passado sábado, à tarde, necessitando igualmente de ser resgatada pelos bombeiros, também com recurso à autoescada.
Nas operações de socorro estiveram envolvidos seis operacionais dos Bombeiros Sapadores, apoiados pro duas viaturas, e quatro dos Bombeiros Voluntários, também com duas viaturas.