![Voluntários Do Festival Da Filhó Espichada 04 02 2025 2](https://www.diariocoimbra.pt/wp-content/uploads/2025/02/Voluntarios-do-festival-da-filho-espichada-04-02-2025-2.webp)
Festival da Filhó Espichada angariou mais de 17 mil euros para instituições
“O verdadeiro coração do Natal Serrano são vocês e foi o vosso trabalho que contribuiu para apoiar estas duas instituições”. Foi desta forma que o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, agradeceu, em nome do Município, aos voluntários que colaboraram na melhor edição de sempre do Festival da Filhó Espichada, cujo valor angariado foi de 17. 118 euros, revertendo na íntegra e em partes iguais a favor das duas IPSS do concelho que têm valência infantil (creche).
Os cheques foram entregues em “ambiente familiar” à Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra e à Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere, no âmbito do jantar dinamizado pelo Município, para enaltecer a dedicação e a generosidade de homens e mulheres que, “apesar do esforço e do cansaço estiveram sempre de sorriso na cara e disponíveis para ajudar”, expressou Jorge Custódio.
Pelo Natal Serrano 2024, revelou o presidente da Câmara Municipal, “passaram cerca de 14 mil visitantes”, sendo que no Festival da Filhó Espichada - o espaço onde as 8 freguesias voltaram a dar um sabor ainda mais especial à aclamada iguaria serrana -, “foram utilizados 1414 quilos de farinha”.
Como forma de reconhecimento os voluntários receberam uma lembrança simbólica e um certificado que os nomeia “guardiões do Natal Serrano”, sem esquecer as Juntas de Freguesia, que, frisou Jorge Custódio, “foram excecionais na colaboração logística, no transporte e na organização de horários”.
Todos as outras pessoas que contribuíram para o sucesso do Natal Serrano, como os colaboradores da autarquia, os protagonistas do espetáculo “Pampilhosa da Serra, do Natal e do Mundo”, assim como as instituições e associações, mereceram também um forte agradecimento.
“A marca do Natal Serrano é única. Há muitos eventos de Natal, mas Natal Serrano só há um. É o nosso e é diferente”, concluiu Jorge Custódio.