SIT FLEXI em Arganil é o mais utilizado na CIM-RC
O serviço de Transporte Flexível a Pedido, desenvolvido no âmbito do projeto SIT FLEXI, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), registou no concelho de Arganil, em 2024, um crescimento significativo.
O número de utilizadores aumentou 42% em relação ao ano anterior, atingindo cerca de 250 utilizadores registados, com os dados mais recentes disponibilizados pelo Município de Arganil a demonstrarem uma crescente adesão a este serviço, com um total de 680 reservas em 2024, elevando para aproximadamente 1.900 o número acumulado de viagens desde a implementação do projeto, em 2021.
Desta forma, de acordo com o Município, «o concelho destaca-se entre os restantes municípios na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, sendo aquele onde este serviço é mais utilizado, com mais pedidos de transporte por trajeto e viagens de maior distância».
O presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, refere que os indicadores «reforçam a relevância do serviço em Arganil e o impacto que tem na vida das pessoas que residem nas zonas mais afastadas da sede do concelho ou dos destinos abrangidos pelo programa». «Este é um serviço essencial para as nossas aldeias, onde o transporte público tradicional não chega ou não responde adequadamente às necessidades das pessoas», sustenta o edil, convicto de que o aumento do número de utilizadores é o reflexo da «confiança crescente da população no serviço».
O Transporte a Pedido, refere ainda, «tem também um resultado muito significativo para os taxistas do concelho, sendo Arganil o município com maior retorno financeiro para este setor no âmbito do projeto».
O passageiro deve reservar a sua viagem através do número de telefone gratuito 800 200 201. As viagens têm como destino Arganil ou Côja, devendo a reserva ser feita até às 15h00 do dia anterior à deslocação.