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Projeto inovador vai ajudar as crianças a ultrapassar dificuldades de aprendizagem

Metodologia EKUI vai chegar às escolas de 17 municípios da CIM-RC, depois do levantamento das necessidades e da capacitação dos professores e restante comunidade educativa

São cerca de 700 as crianças que serão abrangidas pelo projeto Equiza-TE, que foi hoje apresentado na CIM-Região de Coimbra. Um projeto que tem por base a metodologia de alfabetização e reabilitação inclusiva EKUI, que a partir da combinação de quatro formas de comunicação (gráfica, braille, língua gestual e alfabeto fonético) ajuda a acelerar as aprendizagens das crianças que apresentem algum tipo de dificuldade.

O projeto foi apresentado pela sua fundadora, a professora Celmira Macedo e a sua equipa, que reconheceu que «não é fácil acreditar em metodologias disruptivas, mas é fundamental não se ficar apegado a barreiras, porque o futuro das crianças é hoje» Nesse sentido, apresentou as virtudes do projeto que vai começar a ser implementado na área territorial da CIM-RC, em 17 municípios, abrangendo 24 escolas e 700 crianças.

Na apresentação, Emílio Torrão, presidente da CIM-RC, elogiou o projeto, referindo que «até 2026, é um passo para ajudar a ultrapassar os desafios da educação que se colocam ao território, em que num universo de 7839 crianças em idade pré-escolar e 1.º ciclo que vivem em situações de vulnerabilidade, 49% correm o risco de insucesso escolar». Perante esta realidade que é, de facto «um problema», como referiu Jorge Brito, secretário-executivo da CIM-RC, «é preciso encontrar soluções para inverter as médias da região Centro que são superiores às nacionais, no que diz respeito à percentagem de crianças (com 5 ou mais anos) com dificuldades e à taxa de retenção». Nesse sentido, a CIM-RC é um dos investidores sociais, a par da Critical Software, deste projeto de inovação social, que também é apoiado pelo POISE através da Iniciativa Portal Inovação Social – Parcerias para o Impacto. De resto, o projeto foi considerada uma das 100 melhores inovações educativas em 2023 e 2024, além de ter sido distinguida com outros prémios internacionais.

 

Fevereiro 10, 2025 . 13:28

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