![Tribunal Da Pampilhosa Da Serra](https://www.diariocoimbra.pt/wp-content/uploads/2025/02/Tribunal-da-pampilhosa-da-serra-.webp)
Arte e cultura vai invadir espaços da Justiça em Coimbra e na Pampilhosa da Serra
O projeto Manif, que propõe a criação artística e fruição da cultura em edifícios públicos da Justiça, arranca na quinta-feira com uma exposição no Tribunal da Pampilhosa da Serra e chega em maio ao Palácio da Justiça de Coimbra.
Em declarações à agência Lusa, a diretora artística do projeto, Filipa Morgado, explicou que este projeto tem como grande ideia contribuir para a democratização do acesso às artes num território alargado.
“Propõe a criação artística e a fruição da cultura dentro dos tribunais, palácios da justiça ou juízos de proximidade”, acrescentou.
O arranque do projeto Manif está agendado para a tarde de quinta-feira, com a inauguração da exposição coletiva “Um quotidiano aqui destituído”, no Juízo de Proximidade da Pampilhosa da Serra, no distrito e comarca de Coimbra.
“A exposição, com obras que fazem parte do acervo de arte contemporânea do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, de artistas como Catarina Baleiras, Jorge das Neves e Novo Grupo de Escultura, estará patente na sala de audiências”, indicou.
A mostra é de entrada gratuita e pode ser visitada até ao dia 09 de maio, das 09:00 às 16:00, de segunda a sexta-feira.
De acordo com Filipa Morgado, a exposição é também o ponto de partida para um ciclo de residências artísticas em escolas do agrupamento da Pampilhosa da Serra.
O projeto chegará também à cidade de Coimbra, mais concretamente à sala grande de audiências do Palácio da Justiça, onde estará patente uma obra de Pedro Vaz, a partir de dia 23 de maio.