
Detetados casos de sarna na Escola Básica de Ançã
A Escola Básica (EB) de Ançã emitiu um comunicado onde informou os encarregados de educação da deteção de «sintomas de sarna em vários alunos da escola».
«Assim, informado o Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva e a equipa de saúde escolar que, por sua vez contactou o delegado de saúde, chamo a atenção para alguns procedimentos a ter no caso de aparecimento de novos casos», diz o documento assinado, a 7 de fevereiro, por José Francisco Apolónio, coordenador de estabelecimento.
«Caso alguns alunos apresentem comichão e manchas na pele não devem ir à escola e devem ir de imediato ao médico a fim de fazerem tratamento. Apesar de a sarna ser altamente contagiosa o seu tratamento é relativamente simples, ainda que impeça a frequência da escola por alguns dias. Ainda que sem alarmismos, todos devemos estar atentos uma vez que o período de incubação da doença pode chegar às duas semanas», lê-se no comunicado.
Um dos encarregados de educação da EB de Ançã, auscultado pelo Diário de Coimbra, afirmou que a escola na passada sexta-feira «acabou por assumir a existência dos casos depois de alguns pais começarem a questionar porque o estabelecimento mandava os alunos para casa com sintomas e casos confirmados e não fazia um comunicado para os pais ficarem mais atentos aos sintomas ou mesmo fechar a escola», uma vez que se trata de uma infeção «altamente contagiosa» e com «período de incubação da doença que pode chegar às duas semanas». «Os assuntos devem ser falados abertamente para parar as cadeias de contágio», frisou o encarregado de educação.
Em declarações ao nosso jornal, Hermenegildo Freire, subdiretor do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, confirmou a «existência de seis casos», embora a evolução da infeção tenha de ir sendo «acompanhada». «O delegado de saúde avaliou a situação e, em conjunto com a escola, decidiu não existir necessidade de encerrar a escola, pelo que o estabelecimento e os serviços estão em funcionamento», referiu.
A EB de Ançã acolhe crianças do pré-escolar e alunos dos quatro anos do primeiro ciclo do ensino básico. R.B.