![Apresentação De Viaturas Figueira Da Foz](https://www.diariocoimbra.pt/wp-content/uploads/2025/02/Apresentacao-de-viaturas-figueira-da-foz.webp)
Figueira da Foz reforça apoio a população mais vulnerável
A Figueira da Foz vai reforçar o apoio de proximidade à população mais vulnerável do concelho colocando no terreno seis viaturas que hoje apresentou e que foram atribuídas no âmbito do processo de descentralização de competências no domínio da saúde. Com esta nova operacionalidade, a autarquia vai promover um «apoio de maior qualidade e com outro tipo de cobertura. «Temos uma equipa com cinco técnicos e precisamos de viaturas para andar no terreno, nomeadamente para dar respostas à população que é considerada mais vulnerável», destacou Olga Brás.
No auto de transferências, sublinhou a vereadora com o pelouro da ação social, «ficou logo decidido, devido à existência de um maior número de prestação de serviços ao nível domiciliário, que ficariam alocadas à Unidade de Saúde Familiar (USF) de Buarcos, USF São Julião, USF Salis (Lavos) e USF Dólmen (Alhadas). As restantes duas estarão ao serviço do projeto Radar Social, constituída por equipas técnicas multidisciplinares». As viaturas tem todas a mesma capacidade de passageiros, disse a autarca, bem como estão «equipadas com uma divisória para resíduos, ou seja, para os sujos e para os limpos».
Este investimento decorreu de uma candidatura, primeiro da ARS do Centro que, depois, quando a autarquia assumiu as competências na área da saúde, passou a ser a detentora dessa candidatura, que ascendeu a mais de 150 mil euros.