Areaclientedc
Última Hora
Dc H 10022025 A 24022025 Feira De Emprego
Ab Pub Fev
Horizontal Alma Shopping
Pub

Trump e Putin comprometem-se a iniciar “de imediato” negociações sobre guerra

Kremlin anunciou que Putin disse hoje na conversa telefónica com Trump querer encontrar uma “solução de longo prazo” para o conflito

O Presidente norte-americano, Donald Trump, e o homólogo russo, Vladimir Putin, mantiveram hoje uma longa conversa telefónica em que, entre outros assuntos, discutiram a guerra na Ucrânia e se comprometeram a iniciar “de imediato” negociações sobre o assunto.

Acordámos trabalhar em conjunto, de forma muito próxima, inclusive visitando os países um do outro. Também concordámos que as nossas equipas iniciarão de imediato as negociações, e começaremos por telefonar ao Presidente (ucraniano, Volodymyr) Zelensky para o informar da conversa, o que farei agora mesmo”, declarou Trump.

O chefe de Estado norte-americano sempre defendeu que a invasão russa da Ucrânia não se teria iniciado se ele estivesse na Casa Branca e, inclusive, antes de regressar à Presidência dos Estados Unidos tinha assegurado ser capaz de pôr fim ao conflito com apenas uma chamada a Putin e a Zelensky.

Queremos pôr fim aos milhões de mortos ligados à guerra entre a Rússia e a Ucrânia. O Presidente Putin utilizou mesmo o meu poderoso ‘slogan’ de campanha: "BOM SENSO". Ambos acreditamos firmemente nele”, congratulou-se o Presidente norte-americano na mensagem que publicou na sua rede social, Social Truth.

Falámos dos pontos fortes das nossas respetivas nações e do grande benefício que haverá um dia em trabalharmos juntos”, escreveu Donald Trump, relatando esta primeira troca de impressões com o Presidente russo desde que regressou ao poder para um segundo mandato presidencial (2025-2029), a 20 de janeiro.

Responsáveis da Casa Branca escusaram-se a clarificar se a Ucrânia será parte nas negociações dos Estados Unidos com a Rússia.

Por seu lado, o Kremlin anunciou que Putin disse hoje, na conversa telefónica com Trump, querer encontrar uma “solução de longo prazo” para o conflito ucraniano através de “conversações de paz”.

O Presidente Putin mencionou a necessidade de atacar as causas profundas do conflito e concordou com Trump que uma solução a longo prazo poderá ser encontrada através de conversações de paz”, declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, à comunicação social.

Segundo o porta-voz, os dois chefes de Estado concordaram, durante a reunião de uma hora e meia, que “chegou o momento de todos os países trabalharem em conjunto”.

O Presidente russo convidou Donald Trump a visitar Moscovo e disse estar pronto para receber responsáveis norte-americanos na Rússia”, incluindo como parte dos esforços para alcançar a paz com a Ucrânia, acrescentou Peskov.

Putin e Trump também concordaram prosseguir os contactos pessoais, inclusive realizando reuniões presenciais”, disse.

Além da Ucrânia, a conversa incidiu também sobre a situação no Médio Oriente, a questão nuclear iraniana e as relações russo-norte-americanas na esfera económica, acrescentou o porta-voz da presidência russa.

Por último, os dois líderes discutiram “questões relacionadas com a troca de cidadãos [presos] entre a Rússia e os Estados Unidos”.

Esta semana, Moscovo libertou Marc Fogel, um professor norte-americano que estava preso na Rússia desde 2021 por transportar canábis para fins medicinais.

Em troca, os Estados Unidos concordaram libertar o cidadão russo Alexander Vinnik, um especialista em informática acusado de vários crimes ligados à plataforma de troca de criptomoedas BTC-e, indicou uma autoridade norte-americana que solicitou o anonimato.

Fevereiro 12, 2025 . 18:16

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right