![Rádio Prisional De Aveiro](https://www.diariocoimbra.pt/wp-content/uploads/2025/02/Radio-prisional-de-aveiro-e1739470346393.webp)
Inaugurada rádio que dá voz a reclusos de Aveiro
No dia em que se comemora o Dia Mundial da Rádio, foi inaugurada a RPA, a rádio do Estabelecimento Prisional de Aveiro.
O projeto foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Comunicação Social, Novos Media, da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (ESEC), pela aluna Inês Cruz, sob a orientação da professora Carla Patrão.
O trabalho de criação da rádio prisional foi desenvolvido ao longo do ano de 2024, e envolveu desde a formação de rádio a um conjunto de reclusos, fornecendo-lhes competências técnicas de locução e realização radiofónicas, até à sua materialização física, com a criação de um estúdio rádio, avançou o comunicado.
O projeto transformou-se numa investigação-ação, ao mesmo tempo que promoveu competências técnicas e comunicacionais, e desenvolveu a literacia mediática e a sensibilidade artística dos reclusos.
Num esforço conjunto entre várias entidades, entre as quais a empresa DIATOSTA, que patrocinou a compra do equipamento necessário para a criação do estúdio, as ondas da rádio emitem, a partir de hoje no Estabelecimento Prisional de Aveiro.
![Rádio 1](https://www.diariocoimbra.pt/wp-content/uploads/2025/02/Radio_1-1.webp)