![Navigator Figueira Da Foz](https://www.diariocoimbra.pt/wp-content/uploads/2024/10/Navigator-figueira-da-foz.webp)
Lucros da Navigator cresceram 4% em 2024 para 287 milhões de euros
A Navigator registou, no ano passado, lucros de 287 milhões de euros, um aumento de 4% em relação a 2023, atingindo um volume de negócios de 2.088 milhões de euros, mais 7%, em termos homólogos, anunciou, em comunicado.
Na nota, publicada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa disse que o ano de 2024 se iniciou "num contexto macroeconómico e geopolítico adverso, com expectativa de grande volatilidade dos mercados internacionais (financeiros, energéticos, logísticos e de matérias-primas)", mas que "a economia internacional acabou por apresentar uma resiliência notável, superando estimativas".
Assim, destacou, "os resultados líquidos do ano foram de 287 milhões de euros (+4%)", o "segundo maior resultado da empresa".
Também o volume de negócios foi o segundo maior da empresa, bem como o EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações), que atingiu 547 milhões de euros, um aumento homólogo de 9%.
A Navigator deu conta de um “aumento de volume de vendas papel de impressão e embalagem (+8%), fruto da aceleração de entrada de encomendas até maio e novamente no final do ano” e de uma “quebra do volume de vendas de pasta (-16%), por maior integração em produtos papeleiros, compensado, em parte, por preços acima de homólogo (+13%)”.
Houve ainda um “aumento do volume de vendas de ‘tissue’ face a 2023 (+55%) impulsionado pelo crescimento das vendas de produto acabado e pela adição da capacidade, durante o 2.º trimestre, da Navigator Tissue UK”.