Areaclientedc
Última Hora
Dc H 18022025 A 23022025 Tabua De Queijos
Dc H 10022025 A 24022025 Feira De Emprego
Horizontal Alma Shopping
Ab Combustível Jornal Diariocoimbra
Pub

Sindicato dos juízes congratula-se com aprovação de alteração da distribuição de processos

Conselho de Ministros aprovou hoje proposta de lei

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) congratulou-se hoje com a aprovação, pelo Governo, de alteração da lei em matéria de distribuição dos processos judiciais.

O Conselho de Ministros aprovou hoje uma proposta de lei para que a distribuição dos processos nos tribunais seja feita apenas com a presença de um oficial de justiça, como era defendido pelos operadores judiciais, deixando de ser necessária a presença de magistrados judiciais e do Ministério Público.

A ASJP congratula-se com o facto de o Governo ter decidido alterar a lei em matéria de distribuição dos processos judiciais, concretamente, cessando a exigência da reunião diária, em todos os locais onde ocorre distribuição, de um conjunto de operadores da justiça para assistir ao ato da distribuição”, refere o presidente da ASJP, numa posição enviada à agência Lusa.

O desembargador Nuno Matos sublinha à Lusa que “tal exigência constituía um ato puramente burocrático, que em nada contribuía para a transparência do ato de distribuição e que, por outro lado, provocava perturbação na atividade diária dos tribunais”.

Nuno Matos lembra que esta alteração legislativa hoje aprovada vinha a ser pedida há algum tempo pela ASJP junto do Ministério da Justiça e deu origem a um comunicado conjunto subscrito, em janeiro deste ano, também pelo Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP), pelo Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) e pela Ordem dos Advogados (OA).

A mudança legislativa foi apresentada hoje, durante a conferência de imprensa do Conselho de Ministros pela ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, que referiu que este diploma será “porventura, o mais saudado por todos os operadores judiciais, sem exceção”.

Também já o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) elogiou hoje as propostas apresentadas pelo Governo e aprovadas no Conselho de Ministros no âmbito do combate à corrupção.

Fevereiro 13, 2025 . 22:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right