![Trump 1](https://www.diariocoimbra.pt/wp-content/uploads/2025/02/Trump_1-e1739380141764.webp)
Trump adianta que encontro com Putin irá decorrer na Arábia Saudita
O Presidente norte-americano Donald Trump revelou hoje que o encontro com o homólogo russo Vladimir Putin decorrerá na Arábia Saudita, pouco depois do telefonema entre ambos, onde concordaram em arrancar imediatamente com negociações para terminar com guerra na Ucrânia.
Trump disse aos jornalistas na Sala Oval que, embora vá manter contacto com Putin principalmente por telefone, planeiam encontrar-se pessoalmente, sendo que o primeiro encontro terá "provavelmente lugar na Arábia Saudita", sem adiantar uma data.
O governante norte-americano enfatizou que ele e Putin conhecem o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e que o seu reino "poderá, portanto, ser um ótimo lugar" para se encontrarem.
"Teremos uma primeira reunião e depois veremos o que podemos fazer a esse respeito", acrescentou.
Donald Trump garantiu também que vê um cessar-fogo na Ucrânia "num futuro não tão distante".
O republicano considerou ainda que a adesão à NATO por parte da Ucrânia, um desejo de Kiev, "não é realista", contradizendo a postura de apoio que a anterior administração de Joe Biden (democrata 2021-2025) demonstrou em relação a Kiev.
Ainda em declarações aos jornalistas na Casa Branca, Trump sublinhou que "terá de haver eleições em algum momento" na Ucrânia.