Areaclientedc
Última Hora
Carnaval Ffoz2
Dc H 18022025 A 23022025 Tabua De Queijos
Dc H 10022025 A 24022025 Feira De Emprego
Horizontal Alma Shopping
Ab Combustível Jornal Diariocoimbra
Pub

Maria de Lurdes: "Não somos gémeos, mas somos irmãos"

Maria de Lurdes não conhece o jornal desde a sua criação, mas partilha com ele a mesma idade: 95 anos. Apesar da idade afirma que ler o jornal continua a fazer parte da sua rotina diária.

Maria de Lurdes Horta e Vale tem a mesma idade que o Diário de Coimbra. São 95 anos. «Não somos gémeos, mas somos irmãos», é assim que Maria de Lurdes retrata a relação que mantém com o nosso Jornal há mais de 40 anos. A assinatura com o Diário de Coimbra foi feita pelo seu marido e mesmo após o seu falecimento fez questão de «manter esta relação por respeito».

«Leio todos os dias o Diário de Coimbra, dou-lhe uma vista de olhos no geral e, claro, há artigos e notícias que às vezes gosto mais de ler», começou por dizer.

A secção do Fala o Leitor tem um carinho especial de quase todos os leitores que temos ouvido nesta rubrica e Maria de Lurdes não é exceção. Esta página, que dedicamos à opinião dos nossos leitores, tem uma atenção desta nossa leitora de 95 anos. «Gosto muito de ler a opinião dos leitores, porque são pessoas que contam coisas da sua infância e da sua vida que me enternecem muito», confessa.

Por outro lado, conta-nos que não deixa de ver a página da necrologia. «Toda a gente vê a necrologia e aí tenho visto muitas pessoas conhecidas e queridas que têm partido».

Maria de Lurdes dedicou a sua vida ao ensino, nomeadamente, do alemão e inglês e depois de ter dado aulas de norte a sul do país terminou a sua carreira na Escola Avelar Brotero e é daí que relembra muitos dos seus alunos…entre eles, Gonçalo Capitão que é um dos que lhe salta logo da memória por escrever para o Diário de Coimbra na secção de Opinião.

«Vocês têm uma organização muito simpática e, por isso, depois do meu marido morrer eu disse: “Não vamos cancelar, vamos continuar com a assinatura”». O prazer de ler, de saber as principais notícias do mundo, «mesmo aquelas sobre a guerra» continuam a “alimentar” a vivacidade, a lucidez e reforçar a memória de Maria de Lurdes que, por vezes, lhe falha.

Fevereiro 14, 2025 . 13:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right