
Abriu novo parque infantil em Coimbra (com vídeo)
A inauguração do novo parque infantil do Espírito Santo das Touregas, localizado junto à sede da Associação, contou hoje com a presença de inúmeras crianças, da população, do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, do presidente da União de Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, Jorge Veloso e da vereadora da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Cortez Vaz.
Desde «um monte de silvas e uma casa em ruínas» até à construção de raiz do novo parque infantil, Jorge Veloso, presidente da União de Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades revela todo o processo do desenvolvimento da obra, onde procuraram numa fase inicial saber de quem era o espaço, que no caso pertencia à família Viriato, para posteriormente conseguirem a autorização para a realização do projeto.
«Conseguimos. As famílias já cá não vivem, vivem em Lisboa, mas de algum modo colaboraram connosco. Demos uma pequena retribuição financeira porque havia umas questões que tinham de ser resolvidas a nível de finanças e o resto foi cedido por essa família, que é a família Viriato, a quem agradecemos», assinala o presidente da União de Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades.
Jorge Veloso realçou:
«O primeiro dia foi ótimo, as crianças estiveram, os pais também, o que é importante e penso que vai ter uma utilização muito agradável, porque as crianças precisavam.»
O presidente da União de Freguesias revelou em primeira mão ao nosso jornal que iria considerar as sugestões dadas de uma futura mudança e atribuição do nome do espaço de diversões para 'Parque Infantil, Geriátrico e de Lazer Viriato'.
José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra assinalou a importância da obra, congratulando a Junta de Freguesia de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades por ter requalificado o espaço que pretende ser um ponto de união e encontro entre os mais jovens e simultaneamente entre os mais velhos, que podem igualmente usar e usufruir do espaço, contando com aparelhos de exercício físico e mesas de convívio.
O presidente da CMC assumiu o seu compromisso e empenho perante a população relativamente à requalificação do parque infantil da Escola Básica do Espírito Santo das Touregas, que se encontra atualmente degradado, ao qual a representante da Associação de Pais da EB1 Espírito Santo das Touregas, Ana Costa disse ser «a cereja no topo do bolo», pois segundo a mesma «todos ambicionam pela data».
O projeto do Parque Infantil do Espírito Santo das Touregas, em Coimbra foi pensado há cerca de dois anos, tratando-se de um investimento superior a 80 mil euros.
Veja as entrevistas