Areaclientedc
Última Hora
Dc H 18022025 A 23022025 Tabua De Queijos
Dc H 10022025 A 24022025 Feira De Emprego
Horizontal Alma Shopping
Ab Combustível Jornal Diariocoimbra
Pub

Cafetaria da Casa da Mutualidade celebra aniversário com leilão

União entre Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra e A Previdência Portuguesa fez um leilão de obras de arte para celebrar primeiro aniversário. A festa celebrou ainda amigos e utentes

Este é um espaço que há um ano oferece aos utentes da Associação da Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) um local de trabalho e de divulgação para as suas criações. A Cafetaria da Casa da Mutualidade tornou-se num ponto atrativo na Rua Dr. Manuel Rodrigues, onde a inclusão é o principal foco.

«A Previdência Portuguesa (APP) tem todo o gosto de celebrar este primeiro aniversário ao lado desta iniciativa». Foi assim que António Martins de Oliveira, presidente do conselho de administração da APP, abriu as “hostilidades”.

Apesar dos «poucos recursos» o dirigente refere que o esforço «mútuo e dedicado», com uma grande gestão dos «recursos humanos e financeiros», tem sido a chave para o sucesso da cafetaria. «É um espaço de exposição para os utentes da APCC. Temos de divulgar o que fazem, de uma forma que mais ninguém faz», afirma.

António Martins de Oliveira deixou, ainda, um apelo, referindo que o custo de associado do espaço é de apenas «um euro mensal», no seu valor mínimo, e que «qualquer contribuição» ajuda, mesmo que seja apenas o tempo despendido em voluntariado.

O presidente da Associação da Paralisia Cerebral de Coimbra, Carlos Condesso, celebrou as conquistas de um ano de trabalho contínuo, que foi presenteado logo em maio de 2024 com o Prémio Inovar para Melhorar. «Existe reconhecimento para o nosso trabalho, e isso já é muito gratificante».

De certo modo, Carlos Condesso compara a APCC a uma empresa, referindo que é «uma das maiores em Coimbra», a nível de pessoal e financeiro. «Mesmo sendo uma IPSS, conseguimos fazer um trabalho extremamente positivo. Uma grande parte do nosso sucesso vem, indubitavelmente, dos nossos recursos humanos».

O presidente refere ainda que este é um ano muito importante, em que celebra o «meio século» da APCC. «Este é um trabalho de continuidade que dura há 50 anos. Trabalhamos com utentes de todo o distrito de Coimbra e da área Centro, e será para continuar».

Com a data a coincidir com o Dia de S. Valentim (o dia dos namorados), a cafetaria encheu-se de amor e carinho pelos seus visitantes, com várias iguarias temáticas prontas para serem degustadas.

«O dia de hoje, por exemplo, é apenas uma mostra do quão positiva é a exploração desta cafetaria, sempre repleta de amor», diz Carlos Condesso.

Leilão especial

Em exposição até dia 28 de fevereiro na Galeria da Casa da Mutualidade (onde se encontra o café) é ainda possível ver a “Exposição Coletiva de Artes Plásticas da APCC”, que conta com obras criadas por utentes da associação.

Ricardo Rebola, Nelson Pires, Ricardo Monteiro, Mário Carvalho, Sara Barros, Humberto Arromba, Julieta Santos, Andreia Oliveira, António Castanheira, Valdemar Cordeiro, Ricardo Ferreira, Márcio Ribeiro, Eugénio Santos, Bruno Ferreira, Paulo Loureiro, Emanuel Rachinhas, Joaquim Silva e Paulo Loureiro são os artistas cujas obras expostas foram a leilão durante o aniversário da cafetaria. Estas esculturas e pinturas são uma «janela para conhecer os artistas e o seu estado de espírito» juntamente com a sua criatividade e capacidade artística.

Valor das obras a leilão reverte para os utentes que criaram as obras, com uma parte “residual” (custo de materiais) para a APCC

Fevereiro 15, 2025 . 08:20

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right