![P13 Unidade De Apoio Ao Investidor Fig 41](https://www.diariocoimbra.pt/wp-content/uploads/2025/02/P13-unidade-de-apoio-ao-investidor-fig-41.webp)
Condeixa prepara o futuro com apoio aos investidores
Condeixa inaugurou ontem a Unidade de Apoio ao Investidor (UAI) «num pequeno espaço que representa um grande passo» para o desenvolvimento económico e social no concelho, observou o presidente da Câmara, Nuno Moita. A UAI, acrescentou o autarca, é uma ação para o futuro que continua «a estratégia de captação de investimento para o concelho» iniciada em 2012, com o Gabinete de Apoio ao Empreendedor.
No âmbito dessa estratégia, destacou ainda a transformação da antiga fábrica Cerâmica de Conimbriga num centro criativo, de inovação, empreendedorismo e coworking.
Antes da intervenção do edil, a técnica municipal Ana Belo Malo fez o enquadramento da nova unidade, que fica na dependência do Departamento de Urbanismo, Ambiente e Desenvolvimento, com referência a dados económicos e sociais do concelho, apontando igualmente objetivos e serviços que a UAI vai disponibilizar.
Com 1.779 empresas no concelho (dados de 2021) e crescentes fluxos migratórios no país, Ana Belo Malo destacou a importância da formação, uma das várias valências da UAI, que ficará localizada no edifício do Centro Cívico, perto dos Paços do Concelho.
Com dois técnicos, funcionará como “front office” para quem pretende empreender, investir ou expandir o seu negócio, fazendo a ligação com outras entidades ou instituições que possam estar envolvidas nesses processos, como, por exemplo, outros serviços municipais. Fica garantido o apoio a interessados em qualquer fase do seu percurso empresarial, seja para novos negócios, expandir e modernizar os já existentes ou projetos estratégicos e incentivos personalizados.
Com a missão de desenvolver uma cultura de empreendedorismo e inovação, para surgimento de novos projetos empresariais, criativos e dinâmicos, tornando-se uma mais-valia para a criação de emprego e para a revitalização do tecido económico local e regional, a UAI será uma ferramenta para «mais investimento, mais crescimento e mais oportunidades».
A nova Unidade, dissera antes Nuno Moita em nota de imprensa do Município, foi concebida para simplificar o complexo mundo da legislação, dos apoios financeiros e dos incentivos disponíveis.
A UAI vai também apoiar o projeto do Bairro Comercial Digital "Compr@Digital", que tem um investimento de 778.500 euros, suportados pelo Plano de Recuperação e Resiliência, abrangendo diretamente 140 lojistas.