Areaclientedc
Última Hora
Dc H 18022025 A 23022025 Tabua De Queijos
Dc H 10022025 A 24022025 Feira De Emprego
Horizontal Alma Shopping
Ab Combustível Jornal Diariocoimbra
Pub

ISMT quer posicionar-se “fortemente na Figueira da Foz”

Depois de celebrar ontem protocolos de cooperação com duas entidades figueirenses, ISMT prepara-se para criar “sinergias” com diversas coletividades do concelho brevemente

Com o objetivo de reforçar o seu compromisso com o desenvolvimento académico, científico e comunitário, o Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) procedeu ontem à assinatura de protocolos de cooperação com duas entidades da Figueira da Foz. Um com a Associação de Desenvolvimento +Surf (ADMS), outro com o Ginásio Clube Figueirense. «Queremos estar fortemente na Figueira da Foz». Quem o afirmou foi Manuel Castelo Branco, presidente do Conselho de Direção do ISMT.

O responsável explicou que «há muito interesse» daquele estabelecimento de ensino superior em «criar sinergias» com «as instituições mais relevantes» na cidade, a fim de realizarem conjuntamente ações de natureza pedagógica, académica, científica, técnica e cultural. E foi no fim da cerimónia, em declarações aos jornalistas, que aproveitou a ocasião para anunciar que, em breve, o ISMT também irá estabelecer parcerias com diversas coletividades da Figueira da Foz, como o Grupo Caras Direitas, a Sociedade Filarmónica 10 de Agosto, o Grupo Instrução e Sport e o União Foot-Ball de Buarcos. Há ainda a possibilidade de uma parceria com a Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz.

Em relação aos protocolos celebrados ontem com a ADMS e o Ginásio, refira-se que a primeira associação, fundada em 2014, surgiu com o intuito de contribuir para a integração do surf não só no desenvolvimento local, mas também na região, no país e no estrangeiro. Complementarmente, pretende concorrer para a promoção ambiental, cultural, científico-tecnológica, desportiva e educacional da orla costeira. O Ginásio acolheu e fomentou, ao longo da sua centenária existência, a prática de 40 modalidades desportivas, tendo conquistado muitos títulos nacionais, mundiais e europeus.

Abrangendo docentes, investigadores, estudantes e pessoal técnico, as parcerias celebradas pretendem levar a comunidade académica do ISMT a «beneficiar dos encantos da Figueira», sobretudo na prática desportiva. «Queremos que os estudantes pratiquem desporto. Queremos que mantenham em alto nível, mas também ludicamente», afirmou Manuel Castelo Branco, sublinhando que, em retribuição, através da Escola de Coimbra, o ISMT quer «ter um papel ativíssimo» na disponibilização de oferta formativa na área. Designadamente, com breves cursos em Gestão Desportiva ou em Psicologia de Treino.

Os representantes das duas entidades figueirenses - Eurico Gonçalves, presidente da ADMS, e Ana Lúcia Rolo, presidente do Ginásio - mostraram-se satisfeitos, destacando a importância dos seus atletas terem acesso ao “know-how” de instituições como o ISMT. Além disso, ambos evidenciaram a importância de participarem e trabalharem em conjunto na promoção de eventos desportivos. Já Diogo Silva, em representação da Associação de Estudantes da escola de Coimbra, elogiou a possibilidade de a comunidade académica ter mais acesso à prática de diversas modalidades.

Fevereiro 15, 2025 . 06:20

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right