
“Projeto de Vida” da EPVL em todas as freguesias
A Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL), na Mealhada, levará a cabo um projeto de intervenção comunitária em todas as freguesias do concelho. A novidade foi dada, recentemente, pelo diretor da EPVL, Carlos Sousa, durante a Gala de Entrega de Diplomas aos alunos, referente aos anos letivos de 2018 até 2024, que se realizou no Cineteatro Messias.
Dezenas de alunos que, nos últimos anos, terminaram o curso profissional na EPVL subiram ao palco do Cineteatro Messias para receberem os seus diplomas, numa cerimónia que contou com diversos momentos culturais, começando com uma homenagem a Maria João Saraiva, professora na escola durante três décadas e que faleceu em 2022 vítima de doença.
Carlos Sousa começou por congratular todos os alunos que receberam o seu título, afirmando que «o diploma na EPVL é um conjunto de competências e vivências, em que também conta a diferença nos pequenos gestos do dia-a-dia». «O diploma não vale pelo papel ou pela concretização do 12.º ano, mas sim por recordar cada pessoa na escola que ajudou ao crescimento de cada aluno ou aluna», enfatizou.
O diretor da EPVL destacou ainda o projeto pioneiro da escola, designado de “Projeto de Vida”, que ajuda a construir um percurso para cada aluno, «onde cabe a escola, a família e a comunidade». «Este ano, avançámos com um projeto diferente de cidadania e daqui a dois meses teremos toda a comunidade escolar numa intervenção comunitária em todas as freguesias do concelho». «Todos juntos podemos fazer diferente e melhor e, por isso, desafio os alunos, que recebem o diploma, a manterem-se ligados à escola», desafiou.
Cristina Oliveira, delegada Regional de Educação do Centro/Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), congratulou a cerimónia, «numa escola que transforma o território, gera riqueza humana e conta com um histórico notável de grande sucesso», assim como elogiou o “Projeto de Vida”: «Sem esse rumo, tudo é mais difícil. A escola dá as bases do conhecimento e isso é sempre o que nos distinguirá no futuro. Acreditem sempre no vosso projeto de vida».
A delegada Regional de Educação do Centro aconselhou ainda os jovens a lutarem «pela criatividade, originalidade e capacidade de resolução de problemas, que são as características mais valorizadas no mundo».
Para António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, «a Escola Profissional da Mealhada é um símbolo do concelho». «A própria autarquia tem vários funcionários, que foram alunos da EPVL, e que são excelentes profissionais. Daqui já trabalhei com antigos alunos que se tornaram grandes arquitetos, desenhadores e ligados às áreas visual e eletrónica», referiu, afirmando que «se tiverem vontade, todos os alunos da EPVL podem tornar-se excelentes profissionais».